quinta-feira, 6 de novembro de 2014

JOÃO SANTANA



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João Cerqueira de Santana Filho, mais conhecido como João Santana,. músico, jornalista, escritor e publicitário, que elegeu oito presidentes latinoamericanos, nasceu em 5 de janeiro de 1953, na cidade de  Tucano, a 250 quilômetros de Salvador.
Viveu a infância em sua terra natal, onde aprendeu as primeiras letras. Tucano era  um aglomerado de  3 mil habitantes e João Santana não passava de um obscuro filho de um tabelião e um fazendeiro, beneficiador de sisal. Depois, o pai de João Santana virou  prefeito. Sua mãe, de nome  Helena,  exerceu grande influência na educação dos filhos.
João Santana, quando criança,  lia muito e tocava  saxofone na Filarmônica São José. O maestro era João Neves,  oficial de justiça que trabalhava no cartório de seu pai.
Aos 12 anos, mudou-se para Salvador. Inicialmente estudou  no  Colégio Marista, no bairro de Canela. Depois se transferiu para o Colégio Antônio Vieira, onde foi eleito tesoureiro do grêmio estudantil e recebeu o apelido de “tio Patinhas”.
João Santana é considerado o maior consultor político da América Latina. Ele dirigiu as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e Dilma Roussef ( 2010 e 2014) no Brasil, de Chavez (2012) e Nicolas Mudoro (2013)  na Venezuela, Maurício Funes em El Salvador,  Danilo Medina (2012)  na República Dominicana e   José Eduardo dos Santos (2012) em Angola. Três destas vitórias foram conseguidas em um mesmo ano (2012), um feito inédito no marketing político internacional. No Brasil e na Argentina, além das campanhas de Lula e Dilma, esteve à frente de dezenas de campanhas para governador, prefeitos,  senador ES e deputados.  merecendo destaque as de Marta Suplicy (2008) e de Fernando Haddad  (2012), para a Prefeitura de São Paulo, José Manuel de La Sota para o governo de Córdoba  e  Delcídio Amaral para o governo de Mato Grosso.
Antes de ser marqueteiro  foi jornalista de sucesso, com presença marcante nos jornais “O Globo”  e “Jornal do Brasil” e as revistas “Veja” e “Isto É”. É detentor de vários prêmios, dos quais merece destaque  o “Prêmio: Esso” (1992), como co-autor  da reportagem “Eriberto: Testemunha Chave”, decisiva para o impeachment do presidente Fernando Collor.
Além de sua atuação como consultor político e jornalista, João Santana é músico e  escritor. É fundaor do grupo “Bendegó” e  parceiro de Caetano e Gilberto Gil. Como escritor, publicou um romance intitulado “Sol Negro Azulado”( 2002).
A presença de marqueteiros no cenário nacional começo na década de 70 quando   consultores norte-americanos  organizaram campanhas eleitorais nos Estados Unidos, na América Latina  e em  países  do Oriente Médio e nas Filipinas. Este é o caso de de David Sawyer, responsável pelas campanhas presidenciais da  Venezuela e pela eleição de deputados, senadores e governadores, nos Estados Unidos.
O primeiro a se utilizar do market político  no Brasil foi Fernando Henrique Cardoso que contratou o  americano, James Carville,  responsável pela eleição de Bill Clinton à Casa Branca, vários congressistas norteamericanos, de Tony Blair (no Reino Unido) e de Gonzalo de Lozada (na Bolívia).
Um  dos pioneiros da consultoria política em nosso pais é João Santana que, além de atuar no Brasil, exportou seu know-how para outros países. Ao contrário de Nizan Guanaes e Duda Mendonça, o marqueteiro João Santana  teve origem no jornalismo político, e não na publicidade.  Por isto ele diz:  “Sou baiano. Vim do meio jornalistico e artístico, e desembquei na publicidade”.
 
 

 
 





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