terça-feira, 7 de outubro de 2014

ESTÁCIO DE LIMA


ESTÁCIO DE LIMA
?gws_rd=ssl#q=est%C3%A1cio+de+lim

 
 
Estácio Luiz Valente de Lima, mais conhecido como Estácio de Lima, médico legista, professor de Medicina Legal, escritor e cidadão honorário da Bahia, nasceu em Marechal Deodoro, Alagoas, em 11 de junho de 1897, sendo seus pais Luiz Monteiro de Amorim Lima e Maria de Jesus Valente de Lima.
Fez os estudos primários em sua cidade natal e realizou o curso secundário em Recife, onde ingressou na Faculdade de Direito, diplomando-se, no ano de 1915.
Em 3 de fevereiro de 1916, chegou em Salvador, onde viveu a maior parte de sua existência.
Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em 1921, após defender  tese inaugural, intitulada “Agonia”.
Ainda estudante de medicina, foi nomeado interno do Hospital do Isolamento, cujo diretor era o Prof. Couto Maia. Na mesma condição de estudante, foi interno de Clínica Médica, cujo titular era o Prof. Prado Valadares.
Formado, voltou à Alagoas, onde, no exercício da clínica particular, obteve o recurso necessário para realizar viagem de estudos á Europa. Em Berlim, frequentou o Serviço de Tanatologia Forense do Prof. Max Koch e o Serviço do Professor Fritz Munch. Depois foi para Strasburgo, onde estagiou com o Prof. Balthazard, do Instituto de Medicina Legal.
Assim preparado, aos vinte e seis anos de idade, retornou a Salvador e concorreu à cátedra de Medicina Legal. Após memorável concurso de títulos e provas, foi aprovado em primeiro lugar, tornando-se assim o catedrático mais jovem da Faculdade de Medicina, em toda a existência da  instituição.
Em 1929, construiu e inaugurou o Laboratório de Criminologia Afrânio Peixoto, do Instituto Nina Rodrigues.
No período de 1932 a 1934, publicou “Perícia da Paternidade” e “A inversão dos sexos”.
Em 1937, por razões de ordem política, deixou a direção do Instituto Nina Rodrigues e solicitou licença para se afastar da cátedra a fim de voltar ao Velho Mundo onde, em Paris, trabalhou no Hospital de La Pietá e em Berlim, Lyon e Viena, visitou, como professor visitante, Serviços de sua especialidade, Depois regressou à Paris , onde trabalhou com o Professor Kohn-Abrest, conceituado mestre de Toxologia.
Voltando ao Brasil, em 1939, reassumiu a cátedra e a direção do Instituto Nina Rodrigues e foi nomeado membro do Conselho Penitenciário da Bahia do qual foi membro atuante durante mais de quarenta anos, autor de pareceres famosos e presidente.
Em 1951 e 1952, publicou “Perícias e Pareceres” e “Ensaios de Sexologia”.
Em 1953, tornou-se, por concurso, professor catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.
Em 1956, promoveu e presidiu o Primeiro Congresso Brasileiro de Medicjna Legal e assumiu a cadeira de Medicina Legal e Deontologia, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Diplomado em Odontologia, conquistou, por concurso, a cátedra de Odontologia Legal.
Em 1966, realizou viagem de estudos à Africa, onde visitou vários países. Em seguida voltou à Europa, visitando diversos Serviços de Medicina Legal em Roma, Lyon, Paris, Amisterdã e Haia.
Em 1968, foi-lhe conferido o título de professor emérito das Faculdades de Medicina, Direito e Odontologia da Universidade Federal da Bahia, da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador e da Escola Bahiana de Medicina.
Foi presidente da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Medicina da Bahia.
Escritor, publicou livros, teses e ensaios sobre Medicina Legal, Antropologia, Sexologia, Deontologia Médica, Bioética e Folclore, dos quais destacamos  “A Aeromoça e Outras Novelas Regionais” (1962), “O mundo estranho dos cangaceiros” (1965), “O mundo místico dos candomblés” (1971) e “O mundo místico dos negros” (1975).
De sua extensa bibliografia constam 22 obras.
Estácio de Lima faleceu em Salvador, no dia 29 de maio de 1984, com 86 anos de idade.
 
 
FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
 
1.     Benício dos Santos, Itazil – Itinerários de Idéias  e  Compromissos. Salvador, 1987.
2.     Deus e o Diabo na Terra de Lampião – Disponível em http://spbancarios.com.br/rb79/rb6.htm. Acesso em 6 de fevereiro de 2009.
3.  Estácio Valente de Lima – Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%Alcio_de_Lima. Acesso em 6 de fevereiro de 2009.
4.  Medeiro Pacheco, Maria Theresa – A Medicina Legal na Bahia, Início e Evolução do Ensino. Gazeta Médica da Bahia, 2007, julho-dezembro.
5.  Nogueira Brito, Antônio Carlos – A Medicina Baiana nas Brunas do Passado. Salvador, 2002.
6.  Sá Menezes, Jayme de – Palavras de Ontem e de Hoje. Salvador, 1993.
7,  Tavares Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, 2008.
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário