sexta-feira, 26 de setembro de 2014

RQACHEL PEREIRA CARNEIRO


RACHEL PEREIRA CARNEIRO
?gws_rd=ssl#q=ACHEL+PEREIRA+DE+ANDRAD

Rachel Pereira de Andrade nasceu na Fazenda Pintada, município de Guanambi, no dia 30 de janeiro de 1917, sendo  seus pais Renato Pereira de Andrade e Leonor Fagundes Cotrim.
Aos quatro anos de idade foi adotada pela sua tia Silvéria Maria de Jesus Fagundes, passando a morarem Caetité.
Estudou na Escola Normal de Caetité, pela qual foi diplomada, aos 16 anos de idade, em 7 de dezembro de 1932.
Logo após a formatura, foi nomeada pelo Estado para lecionar no povoado de Tanque o Novo, pequena aglomeração de 22 cassas e uma capela.
Chegou em Tanque Novo, em companhia sua tia e dois amigos,no dia 22 de maio  1933. Iniciou imediatamente suas atividades, inaugurando a primeira escola local que contou, logo no começo,com 30 alunos, na faixa etária de 7 a 16 anos. Muitos de seus discípulos tinham a sua idade. Rachel era tão jovem que,nos intervalos do receio, brincava com seus alunos. Não obstante sua juventude, nunca deixou de ser enérgica, demonstrando, quando necessário, maturidade, energia e disposição para o trabalho.
Com o passar do tempo,acumulou na mesma sala de aula, alunos do 1ºao 5º ano primário. Além de gramática, aritmética, história, geografia e ciências,ensinava catecismo e prendas domésticas.
Em 1943, se casou com Arlindo Alves Carneiro, passando a chamar-se Rachel Pereira Carneiro. O pai e o avô materno de seu esposo foram os fundadores de Tanque Novo.
Rachel incentivou, como cidadã exemplar e professora, o progresso e o desenvolvimento de Tanque Novo, tomando parte ativa na criação de vários melhoramentos locais.
Como professora contribuiu com mais de setenta anos de diuturno trabalho em sala de aula. Mitos ds seus alunos tornaram-se professores, doutores e políticous de renome.
Homenageando a professora Rachel Pereira  Carvalho homenageamos todas as heroínas que, a exem de se dedicaram à alfabetização e formação moral e cívica de uma legião de baianos que honram e dignificam a terra em que nasceram.
Em 2003, em comemoração aos seus setenta anos de magistério, a comunidade lhe prestou significativa homenagem.
Rachel é nome de prédio escolar,  rua, placas comemorativas, músicas e  poesias.  
Cercada pelo carinho de todos, Rachel faleceu no dia 24 de novembro de 2008, deixando uma grande lição de vida e um legado muito rico na educação e na cultura.
Em sua homenagem um de seus biógrafos afirmou
A maior recompensa do Magistério não é o que pagam por ele; mas o que ele transforma nas pessoas”.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário