sexta-feira, 1 de agosto de 2014

MESTRE NORONHA





=ssl#q=MESTRE+NORONHA



Daniel Coutinho, mais conhecido como Mestre Noronha,  amante da capoeira de Angola, nasceu em 1909, na Baixa dos Sapateiros, em  Salvador.

Iniciou seu aprendizado aos oito anos, com Cândido da Costa (Cândido Pequeno), negro africano pelo qual nutriu grande afeição durante o resto da vida.

Além de capoeirista foi engraxate, estivador, doqueiro, trapicheiro e ajudante de caminhão.

Ao lado de vários capoeiristas (Amorzinho, Geraldo Chapeleiro, Juvenal Engraxate, Geraldo Pé de Abelha, Feliciano Bigode de Seda, Bom Nome, Henrique Cara Queimada, Onça Preta, Argemiro Grande, Olho de Pombo, Antônio Galindeu, Antônio Boca de Porco, Argolinha de ouro, Lúcio Pequeno, Paquete do Cabula, e outos) fundou o primeiro “Centro de Capoeira Angola do Estado da Bahia", no bairro da  Liberdade. Fundou, também, o “Centro de Capoeira de Angola da Conceição da |Praia”.
Mestre Noronha tinha o hábito de anotar nomes, datas, locais e fatos relacionados com a capoeira. Depois de sua morte, Frede Abreu reuniu essas anotações em um livro intitulado “ABC da Capoeira de Angola”. Graças a este fato,  chegou até nós tudo o que sabemos sobre a arte-luta do  início do século XX.
Mestre Noronha teve o privilégio de vivenciar os momentos culminantes da capoeira de Angola e os descreveu com raro brilhantismo..  “As elites queriam transformar a cidade de Salvador, em uma cidade de características européias. Em outras palavras, queriam limpar, erradicar, se necessário, das ruas, as tradições de origem negra, favorecendo a manutenção da ordem pública. De acordo com as exigências da classe abastada”
Foi nesta atmosfera de conflito e discriminação que ele  cresceu e se tornou adulto.. “ A capoeira veiu da África, trazida pelos africanos, porém não era educada. Ela se  educou no Brasil” .
Baiano por nascimento e africano por convicção, antes de freqüentar qualquer roda, não dispensava patuás, para evitar os maus espíritos. Para ele os amuletos eram fundamentais. Sempre tinha uma oração, e pedia uma graça ao Espírito Santo e, ao mesmo tempo, aos Orixás. Com o corpo fechado, não entrava em uma roda sem  preparo, sem “a defesa para a nafé (navalha)”.
“Um bom aprendiz de capoeira de Angola, dia ele, tem que obedecer às palavras do mestre, tem que aprender o jogo da sua defesa, fugindo da  polícia, pois ela não gosta de capoeira”.
Em seus manuscritos ele descreve as festas de largo e a participação da capoeira nesses eventos. Do contexto por ele descrito surgiu a estruturação das “rodas de capoeira”, tal como é hoje conhecida. Antes de Mestre Noronha a capoeira se apresentava de outra maneira. O modelo por ele preconizado se espalhou por várias partes do mundo.
Mestre Noronha faleceu em 1977. Uma de suas maiores contribuições é o Centro de Capoeira de Angola do bairro da Liberdade, exaltado pelo próprio  Mestre Pastinha, ídolo da Capoeira de Angola.


 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário