quinta-feira, 31 de julho de 2014

MESTRE JOÃO PEQUENO


MESTRE JOÃO PEQUENO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pequeno


João Pereira dos Santos, conhecido como João Pequeno, nasceu em Araci, em 27 de dezembro de 1917, sendo seus pais Maximiliano Pereira dos Santos (vaqueiro na Fazenda Vargem do Canto, em Queimadas) e Maria Clemença de Jesus (ceramista, descendente de índio).
Aos quinze anos, forçado pela seca que atingiu a região, fugiu a pé, caminhando até Alagoinhas e, algum tempo depois, alcançou Mata de São João, onde se fixou durante dez anos. Trabalhou em uma plantação de cana de açúcar, no ofício de “chamador de boi” Data desta época seu primeiro contato com a capoeira, que aprendeu com o ferreiro Juvêncio, morador da Fazenda São Pedro.
Aos 25 anos, mudou-se para Salvador, onde foi condutor de bondes, servente de pedreiro e mestre de obras. Quando operário da construção civil, um colega de nome Cândido, ao notar o seu interesse pela capoeira, numa brincadeira no intervalo do trabalho, indicou o feirante Barbosa para introduzi-lo na arte e este o levou para a roda da “Cobrinha Verde” que acontecia embaixo de uma árvore no Chame-Chame.
Certo dia, estando em uma roda no Terreiro, apareceu um senhor convidando os interessados a comparecerem ao Bigode, antiga fábrica de sabonetes. Ao chegar lá, João se inscreveu na academia e passou a seguir os passos daquele que viria a ser o grande mestre Pastnha. Pouco tempo depois João Pereira passou a se chamar João Pequeno, foi elevado a categoria de treinel, e começou a ensinar capoeira a todos que por ali passaram.
Em fins da década de sessenta, com o afastamento de Mestre Pastinha, João Pequeno o substituiu. Ao passar o comando de sua academia,  Pastinha exclamou: “João, tome conta disto, porque eu vou morrer mas morre somente o corpo. Em espírito, estou vivo. Enquanto houver capoeira o meu nome não desaparecerá”.
Na academia de Mestre Pastinha João Pequeno se tornou um profissional respeitável. Ensinou capoeira a: João Grande, Morais, Curió e outros grandes capoeiristas que por ali passaram.
João Pequeno também foi feirante e carvoeiro. Como carvoeiro teve grande número de fregueses e chegou a ser apelidado de “João do Carvão”. Residiu inicialmente no Garcia, em um barraco perto do Dique do Tororó. Depois, constituiu família e construiu uma casinha na “Fazenda Coutos”, subúrbio de Salvador. Ali recebeu  capoeiristas famosos, de várias partes do mundo.
Para João Pequeno o capoeirista tem de ser uma pessoa educada; “uma boa árvore para dar bons frutos. A capoeira, dizia modela o corpo e educa a mente. Serve de terapia e pode ser usada de várias formas. É um processo de desenvolvimento, uma luta criada pelo fraco para enfrentar o forte, uma dança, e como dança não machuca quem a pratica. O  bom capoeirista sabe parar o pé para não causar dano no adversário”.
Em 1892, depois da morte do Mestre Pastinha, João Pequeno reabriu o Centro Esportivo de Capoeira de Angola no Forte Santo Antônio Além do Carmo. Dalí lançou a capoeira para o mundo.
É Cidadão Honorário de Salvador, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Uberlândia e Comendador da Ordem do Mérito Cultural (título outorgado pelo  Presidente Luiz Inácio da Silva) e Grão-Mestre da Ordem do Mérito dos Palmares, pelo Governo de Alagoas..
Cercado pela admiração dos seus discípulos, João Pequeno faleceu em Salvador, no dia 9 de dezembro de 2011. Seu aniversário é comemorado como um importante evento que “se realiza todos os anos em uma grande roda, com a participação de vários mestres da capoeira.
 
 
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário