quarta-feira, 25 de junho de 2014

LUCÍLiA FRAGA



rd=ssl#q=LUCIOLA++FRAGA


Lucilia Fraga, professora, desenhista e pintora baiana, nasceu em  6 de novembro de 1895, em Caetité, cidade onde  a  família Fraga teve grande importância sócio-política até o final do século XIX. Suas irmãs Helena e Anita foram artistas plásticas.
Na juventude transferiu-se para São Paulo, estabelecendo sua residência inicialmente em Jaú e, alguns anos depois, de modo definitivo, na capital. Desde o início de sua carreira manteve-se fiel ao academismo, tendo sido aluna de representantes desta escola, em São Paulo (Pedro Alexandrino e Antônio Rocco) e no Rio de Janeiro (Henrique Bernadelli). Foi discípula de  Pedro Alexandrino durante nove anos
Na capital de São Paulo, ensinou desenho na Escola Padre Anchieta, no bairro do Brás, integrou  as comissões de seleção e premiação do Salão Paulista de Belas Artes (1949 e 1968) e organizou várias mostras e exposições,  Especializou-se na pintura de flores, embora produzisse também paisagens e marinhas.
Sua primeira exposição individual foi em 1929. Nesse ano expôs no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (Menção Honrosa de Primeiro Grau). No mesmo Salão, no ano seguinte, recebeu a  Pequena Medalha de Prata e em 1969, no Salão Paulista de Belas Artes, ganhou a Pequena Medalha de Ouro. Suas exposições permaneceram no circuito Rio-São Paulo, com exceção das mostras em Buenos Aires (1935 e 1937), em Salvador (em 1949) e Piracicaba (1970). Sua última exposição foi em Santos, em 1970. No total, participou de 26 exposições (9 individuais e 17 coletivas).
Ao longo de sua carreira recebeu diversas premiações

Lucília se dedicou retratando flores, especialmente orquídeas. Suas obras são encontradas em coleções particulares, no Centro Cultural São Paulo e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Dentre seus ex-alunos destacamos sua irmã Helena e as artistas Ernestina Karman e Colette Pujol.

A respeito de Lucilia Fraga, disse José Roberto Teixeira Leite: [. “Como artista, a despeito de evidente sensibilidade cromática, caracterizou-se por uma visão conservadora, tradicionalista, dos seres e das coisas, reproduzindo mais do que interpretando”. O talento artístico  de Lucília Fraga foi descoberto em 1929, quando o  “O Estado de São Paulo”, em sua edição de 29 de novembro,  publicou o seguinte: "A senhorita Lucília Fraga é uma antiga discípula do Professor Pedro Alexandrino. Apresenta agora, pela primeira vez, sob sua responsabilidade individual, uma coleção de trabalhos a óleo e a pastel. Limita-se a um gênero - flores - que trata em 120 trabalhos. O êxito desta exposição está assinalado pela rápida aquisição de mais de dois terços das obras expostas. Corresponderá o valor dos trabalhos a essa excepcional aceitação por parte do público? Se deduzirmos do movimento total de compras o que ali entra como efeito de relações pessoais, ainda fica para a talentosa pintora um saldo considerável que representa um legítimo sucesso artístico.  A senhorita Fraga é, incontestavelmente, um temperamento de pintora e teve a felicidade de receber a sábia orientação de Pedro Alexandrino. O ilustre mestre soube dar-lhe um sólido preparo, respeitando-lhe a individualidade. Correta no desenho, forte colorista, a senhorita Fraga possui também o senso da composição. É claro que a sua personalidade apenas se esboça e que só de agora em diante, graças ao seu preparo técnico, a talentosa artista procurará dar soluções autônomas aos problemas pictóricos que se lhe depararem. Desde já, porém, os seus trabalhos têm um grande interesse e muitos deles representam um esforço notável conduzido a termo feliz. Grandes composições bem resolvidas e de uma rara harmonia, estudos de técnica robusta e surpreendente força de colorido, interpretações reveladoras de uma fina sensibilidade e, em geral, sobriedade e elegância no arranjo dos modelos. Com a sua brilhante afirmação atual muito nos promete ainda a senhorita Fraga. É um valor novo que vem enriquecer o elenco dos pintores paulistas".
Lucilia Fraga faleceu em São Paulo, no dia 11 de julho de 1979.
Após a sua morte foram realizadas 4 exposições de seus trabalhos:
1982 - São Paulo SP - 45º Salão Paulista de Belas Artes, no Paço das Artes
1998 - Rio de Janeiro RJ - Marinhas em Grandes Coleções Paulistas, no Museu Naval e Oceanográfico
2003 - São Paulo SP - Pintores do Litoral Paulista, na Sociarte
2004 - São Paulo SP - Mulheres Pintoras, na Pinacoteca do Estado
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário