sexta-feira, 13 de junho de 2014

BENTO JOSÉ RUFINO CAPINAM


BENTO JOSÉ RUFINO CAPINAM- JESUS NO HORTO
(MUSEU DE ARTE SACRA - RIO DE JANEIRO)
l#q=bento+jos%C3%A9+rufino+capinam



Bento José Rufino da Silva, conhecido como Bento José Rufino Capinam ou simplesmente Bento Capinam, pintor, litógrafo (?) dourador, professor e cenógrafo, nasceu em Salvador, em 1791. Após tomar parte em conflitos decorrentes do movimento da independência do Brasil, trocou o sobrenome português SILVA, substituindo-o por CAPINAM.
Discípulo de Antônio Joaquim Franco Velasco (1780-1833), celebrizou-se por pintar painéis religiosos. A tela “A Morte do Pecador”, colocada na entrada da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, é de sua autoria e faz par com outra tela famosa, pintada por seu filho Tito Nicolau Capinam (1822-1876). São dele, igualmente, cinco telas da vida de Cristo expostas no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Outras, igualmente famosas, ornamentam as igrejas de Nossa Senhora da Ajuda (1845) e da Ordem Terceira de São Francisco (1849), na capital baiana..
Algumas telas atribuídas a Bento Capinam têm autoria duvidosa, como é o caso de certos quadros existentes na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Manuel Quirino atribui a Capinam trabalhos de litografia, o que não é aceito  por outros entendidos de arte.
Foram seus alunos, Francisco José Rufino de Sales, José Francisco Lopes e José Antônio de Cunha Couto, além de seu filho Tito Nicolau Capinam.
A respeito de Bento Capinam, disse  Laudelino Freire: “Conhecedor do desenho, o seu estilo era largo, revelando-se com energia e vigor nos vários gêneros da sua especialidade. No retrato e na decoração sobretudo, mostrou-se artista de merecimento, justificando a alta popularidade de que era cercado na sua terra natal.”

Manuel  Quirino afirmou que  no desenho  Bento Capinam “era seguro e seu estilo expressivo e pronunciado” E acrescenta que “no quadro existente no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA/RJ) , a composição procura dar a ideia de ascensão em turbilhão, graças às nuvens, à maneira como os anjos são envoltos por elas e à assimetria e variedade de posição dos anjos. É uma composição rococó marcada tanto pela elegância, como pela leveza das figuras e das cores claras. Entretanto, no detalhe, vê-se certa desproporção dos corpos, sobretudo nas partes descobertas, desenhadas com menos correção. A pincelada também não acompanha o ritmo da composição, pois é tímida e não ressalta sua luz ou brilho. Apesar disso, o efeito geral da pintura é delicado e revela um pintor estudado’.
Bento José Rufino Capinam faleceu em sua terra natal, no ano de 1874, com a idade de 83 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário