domingo, 18 de maio de 2014

FRANCISCO ELESBÃO PIRES DE CARVALHO E ALBUQUERQUE, PRIMEIRO BARÃO DE JACUÍPE

     
 
TELAS DO PRIMEIRO BARÃO E DA BARONESA DE JAGUARIPE
 
EXISTENTES NO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA
 
francisco+elesb%C3%A3o+pires+
de+carvalho+e+albuquerque
 
 
Francisco Elesbão Pires de Carvalho e Albuquerque, primeiro Barão de Jaguaripe, nasceu no Castelo da Casa da Torre, município de Mata de São João, em  1785, sendo seus pais o capitão-mor José Pires de Carvalho e Albuquerque e Ana Maria de São José e Aragão. Desta feliz união nasceram três heróis da Independência: Francisco Elesbão, Joaquim e Antônio Joaquim.
Após receber educação elementar e ter vivido a infância e a adolescência no Castelo da Casa da Torre, Francisco Elesbão casou-se com sua prima, Maria Delfina Pires e Aragão. Um filho, também chamado Francisco Elesbão Pires de Carvalho e Albuquerque, falecido em 16 de agosto de 1884, foi o segundo Barão de Jaguaripe
Entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 1822, os militares brasileiros aquartelados na Cidade do Salvador se insurgiram contra a nomeação do General Madeira de Melo para o cargo de Governador das Armas. Os revolucionários exigiam que o brasileiro Manuel Pedro Guimarães fosse mantido no cargo de Governador das Armas, posto que  ele ocupava até aquele momento, em caráter interino.
O tenente coronel Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque d´Ávila Pereira e o coronel Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, irmãos de Francisco Elesbão, aderiram ao movimento. A rebelião foi controlada e Madeira de Melo, numa atitude ditatorial, dissolveu a Junta Administrativa da província (da qual Francisco Elesbão era membro integrante). Afastado, Francisco Elesbão, foi eleito presidente da Junta Revolucionária, pelo que assumiu o Governo da Bahia durante esse conturbado período de nossa história.
Investido na chefia do governo, lutou com determinação e coragem ao lado de seus irmãos, demonstrando em todos os episódios da  Independência, muita garra e heroísmo.
Em 1º de dezembro de 1824, D. Pedro I o condecorou com a Medalha da Independência (também chamada Medalha da Restauração da Bahia) e o distinguiu com o título de Barão de Jaguaripe.
Cercado do conforto de seus familiares e do reconhecimento de seus patrícios, Francisco Elesbão faleceu no Castelo da Casa da Torre, no dia 5 de agosto de 1856.
Em sua homenagem existe um edifício e um logradouro no Rio de Janeiro e um Proto Socorro em Roraima.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário