quarta-feira, 9 de abril de 2014

RODRIGO ANTÔNIO PEREIRA FALCÃO BRANDÃO, BARÃO DE BELÉM


https://www.google.com.br/#q=barao+de+belem




Rodrigo Antônio Pereira Falcão Brandão, primeiro Barão de Belém, conhecido como Rodrigo Brandão, nasceu em Iguape, município de Cachoeira, no dia 7 de abril de 1789.

Não deve ser confundido com seu descendente, Rodrigo Antônio de Falcão Brandão, médico, filho de José Pires de Falcão Brandão e Maria Augusta da Rocha Bastos, nascido em Santo Amaro da Purificação  no dia 13 de janeiro de 1865. Este médico, formado em 1879 pela Faculdade de Medicina da Bahia, foi Deputado Provincial (1895-1896). Interrompeu o mandato para exercer o cargo de Secretário da Fazenda, no Governo Luis Viana (1896-1899).  Faleceu em sua terra natal, no dia 11 de fevereiro de 1911.

Pouco sabemos da infância de Rodrigo Brandão.

Em 1811, foi nomeado Capitão de Cavalaria da Guarda Nacional. Em 1822, durante a luta pela Independência, liderou um batalhão composto por brasileiros. Dentre as batalhas que participou, destaca-se a de  Pirajá, decisiva para a Independência do Brasil.

Durante a revolução da Sabinada, lutou pela legalidade. Referindo-se a esta passagem de sua vida, disse Aristides Milton: “Em 4 de janeiro de 1828, o Coronel Rodrigo Antônio Falcão Brandão, colocando-se à frente de 200 homens, muitos dos quais havia levado da Cachoeira, alguns reunidos em São Gonçalo dos Campos e outros que lhe mandara de reforço o Presidente da Província, Antônio Barreto Pedroso, entrou, mais ou menos às 7 horas na Feira de Santana, a fim de combater os rebeldes, que, aliados aos da Capital, promotores da Sabinada, pretendiam aclamar por chefe do governo a João da Silva Rego” (apud Antônio Loureiro de Souza, Baianos Ilustres, 1973). Esta ação foi decisiva para a vitória da legalidade.

Como recompensa dos serviços prestados à pátria, foi promovido a Brigadeiro do Exército e condecorado por D. Pedro II com o título de Barão de Belém. Além destas honrrarias, Rodrigo Brandão foi dignitário da  Ordem do Cruzeiro e da Ordem de São Bento de Aviz. Conquistou, ainda, a medalha da campanha da Independência.

Afirma Antônio Loureiro de Souza, obra citada: “Dentre os filhos de Cachoeira que mais se destacaram na luta pela Independência do Brasil, avulta a figura de Rodrigo Brandão. Foi um dos pioneiros da campanha e, mais tarde, exaltado patriota, defensor da ordem e da legalidade, tomou parte saliente na Sabinada, de tal sorte que granjeou a estima pública e a consideração nacional, sendo recompensado com várias comendas e com o título de Barão de Belém”.

Rodrigo Brandão faleceu em 10 de setembro de 1855, vitimado pelo  “cholera morbus”.

13 comentários:

  1. boa noite, não entendi o comentário onde fala que não deve confundir com o descedente Rodrigo Antonio falcão Brandão se tiver mais informações sobre o assunto agradeço.
    sou Orlando Assis Nunes Brandão filho de Orlando Lopes Brandão/Mirian Nunes Brandão, neto de Antonio Rocha Brandão/Beatriz Lopes Brandão e bisneto d Rodrigo Antonio Falcao Brandão e Antonia da Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, oque o medico goncalo falcao brandao, tem de parentesco com o medico rodrigo antonio falcao brandao? pergunto isso pq sou descendente de Octavio Falcao Brandao q e filho do Dr Goncalo, q era medico na Bahia. Octavio veio para o Parana perto de 1910 e aqui constituiu numerosa familia. pedrodonida73@gmail.com

      Excluir
    2. Orlando Brandão sou trineto do Sargento de Ordens Antonio de Souza Brandão, pai de minha bisavó paterna. Ele era primo do Barão de Belém.
      Sei pois meu primo Igor de Almeida, genealogista, e historiador em Cachoeira descobriu. Fructuoso de Souza Brandão irmão de minha bisavó Joaquina, ele nascido em 1850 e ainda vivo com 95 anos, morando próximo a Casa da Câmara em Cachoeira afirmou em uma entrevista que seu pai, meu trisavô foi Sargento de ordens no Batalhão do Barão de Belém. Na morte de meu trisavô em 1885, foi publicado no jornal que ele lutara nas guerras da independência, sendo responsável pelo Derrama na cidade. Esra sepultado na Igreja do Seminário de Belém da Cachoeira.

      Beatriz Brandão, você e eu somos primos.

      Meu Facebook é Ricardo de Almeida-Sousa

      Gostaria de saber mais sobre o seu ramo Brandao, para conhecer mais da história de nossos antepassados.
      Abraço

      Excluir
  2. Primo,

    Me chamo Beatriz Lopes Brandão Neta, Filha de Maria do Socorro lopes Brandão. Sua tia. O que o texto retrata é que o Barão de Belém é nosso tataravó e que "Rodrigo Antonio Falcão Brandão" seu filho, é nosso bisavó, já que o mesmo é pai de nosso avó Antônio Rocha Brandão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, oque o medico goncalo falcao brandao, tem de parentesco com o medico rodrigo antonio falcao brandao? pergunto isso pq sou descendente de Octavio Falcao Brandao q e filho do Dr Goncalo, q era medico na Bahia. Octavio veio para o Parana perto de 1910 e aqui constituiu numerosa familia. pedrodonida73@gmail.com

      Excluir
    2. Não conheço Gonçalo Falcao Brandão, nossa linha de raciocinio e: Rodrigo Antonio Falcão Brandão pai de José Pires de Falcão Brandão que e pai de Rodrigo Antônio Falcão Brandão que e pai de Antonio Rocha Brandão que e pai de Orlando Lopes Brandão esse meu pai irmão de Maria do Socorro Lopes Brandão e o Srs tiverem mais informações conseguiremos encaixar essa arvore genealogica

      Excluir
    3. Beatriz Brandão sou trineto do Sargento de Ordens Antonio de Souza Brandão, pai de minha bisavó paterna. Ele era primo do Barão de Belém.
      Sei pois meu primo Igor de Almeida, genealogista, e historiador em Cachoeira descobriu. Fructuoso de Souza Brandão irmão de minha bisavó Joaquina, ele nascido em 1850 e ainda vivo com 95 anos, morando próximo a Casa da Câmara em Cachoeira afirmou em uma entrevista que seu pai, meu trisavô foi Sargento de ordens no Batalhão do Barão de Belém. Na morte de meu trisavô em 1885, foi publicado no jornal que ele lutara nas guerras da independência, sendo responsável pelo Derrama na cidade. Esra sepultado na Igreja do Seminário de Belém da Cachoeira.

      Isabel você e eu somos primos.

      Meu Facebook é Ricardo de Almeida-Sousa

      Gostaria de saber mais sobre o seu ramo Brandao, para conhecer mais da história de nossos antepassados.
      Abraço

      Excluir
    4. Beatriz, Orlando, e Pedro. Deixo meu e-mail para contato.
      ricardodealmeidalocutor@gmail.com

      Hoje já sou português por ascendência judaica sefardita (origem portuguesa), comprovada pela genealogia da nossa família. Fui o primeiro dos descendentes a conseguir o Direito a requerer a Nacionalidade Portuguesa por meus ancestrais, creio que de vocês também, que passam pelos Brandão do Barão. Se tiver interesse me procurem forte abraço a vocês

      Excluir
  3. Uma observação ao digitar Esqueci de colocar que meu tio irmão de minha bisavó o Frutuoso de Souza Brandão nasceu em 1850 em 1945 quando foi entrevistado ele tinha 95 anos de idade

    ResponderExcluir
  4. Beatriz, Orlando, e Pedro. Deixo meu e-mail para contato.
    ricardodealmeidalocutor@gmail.com

    Hoje já sou português por ascendência judaica sefardita (origem portuguesa), comprovada pela genealogia da nossa família. Fui o primeiro dos descendentes a conseguir o Direito a requerer a Nacionalidade Portuguesa por meus ancestrais, creio que de vocês também, que passam pelos Brandão do Barão. Se tiver interesse me procurem forte abraço a vocês

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui o link do meu perfil no facebook:
    https://www.facebook.com/locutorricardodealmeida

    ResponderExcluir