sábado, 22 de março de 2014

LUIZ MANUEL DE OLIVEIRA MENDES


O PRIMEIRO PASSO PARA A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
(ANTÔNIO PARREIRAS)
https://www.google.com.br/search?q=independencia+da+bahia&noj=1&source


Luiz Manuel de Oliveira Mendes, 1º Barão de Itapicuru de Cima, nasceu em Salvador (ou em Santo Amaro da Purificação?) , no dia 25 de fevereiro de 1760, sendo seus pais Manuel de Oliveira Mendes e Maria do Rosário do Monte do Carmo.

Senhor de Engenhos, dedicou sua vida à pecuária e à agricultura, cuidando de suas propriedades.

Quase no final da vida, aos 62 anos, ao tomar conhecimento da luta dos  baianos contra os portugueses, deu vazão ao seu sentimento patriótico, envolvendo-se na luta, em companhia de seus filhos.

No posto de Coronel, comandou as milícias de Santo Amaro e pôs à disposição do batalhão patriótico seu rebanho bovino, destinando-o à alimentação da tropa.

Contibuiu de modo decisivo para a Independência, lutando à frente de seus comandados, em edificante exemplo de desprendimento.

“Nas lutas pela Independência, foram inúmeros os baianos que se destacaram pela coragem, pelo heroísmo, pela abnegação em favor da pátria, que, cansada do jugo lusitano, almejava a libertação. Luiz Manuel de Oliveira Mendes, primeiro Barão de Itapicuru de Cima, foi destes heróis, um dos que mais sobressaíram” (Antônio Loureiro de Souza).

A respeito do Barão de Itapicuru de Cima, disse J.J. Nascimento Junqueira: “Chefe poderoso de uma “gens” poderosa, que se estendia do recôncavo santamarense a Camissão, no “hinterland” baiano, com engenhos de açúcar e vastos latifúndios de pastoreio e criação de gado, Luiz Manuel de Oliveira Mendes,  primeiro barão de Itapicuru de Cima, foi um dos fatores mais decisivos da vitória, na luta, que se travou na Bahia, pela Independência do Brasil”.

O Barão de Itapicuru de Cima, herói da Independência, faleceu em Salvador, no dia 1º  de julho de 1829 deixando, do seu casamento com Ana Francisca Xavier de Almeida, os seguintes filhos: Manuel de Oliveira Mendes (2º Barão, e Visconde de Itapicuru de Cima), Inácio de Oliveira Mendes, José Carlos de Oliveira Mendes, Luiz Maria de Oliveira Mendes e Maria do Patrocínio de Oliveira Mendes de Almeida (casada com Luiz Francisco Gonçalves Junqueira, 1º Barão de Jacuipe).



Um comentário:

  1. Bom dia.
    Por gentileza, você tem os nomes dos netos e bisnetos do 1º Barão de Itapicuru?
    Grato.

    Historiador Antonio Carlos S. Garcia.

    ResponderExcluir