quarta-feira, 26 de março de 2014

JOSÉ EGYDIO ÁLVARES PINTO DE ALMEIDA


https://www.google.com.br/#q=marques+de+santo+amaro



José Egydio Alvares Pinto de Almeida, 1º Barão, Visconde com Grandeza e Marquès de Santo Amaro, advogado, diplomata e político brasileiro, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 1º de setembro de 1767, sendo seus pais José Alvares Pinto (Cavaleiro da Casa Real) e Antônia de Freitas.

Completados os estudos iniciais, partiu para Coimbra onde ingressou na Universidade e se formou em Ciências Jurídicas. Após a formatura, permaneceu em Portugal, onde exerceu as funções de secretário do Gabinete de D. João, regente do trono português.

Com a invasão dos exércitos de Napoleão e a consequente migração da Família Real para o Brasil, José Egydio acompanhou o Príncipe Regente na qualidade de gentilhomem da Câmara do Príncipe D. Pedro  (futuro D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal).

Em 1818 foi agraciado com o título de Barão. O baronato foi concedido por D. João VI, sendo, portanto, de origem portuguesa.

Regressando D. João VI para a metrópole, José Egydio preferiu permanecer no Rio de Janeiro.

Em 1822, ocupou o cargo de Ministro dos Negócios do Império do Brasil e Administrador do Rio de Janeiro.

Proclamada a Independência, foi mestre de cerimônias durante a coroação de D. Pedro I e presidente da sessão que inaugurou o Senado do Império do Brasil, em 24 de abril de 1826.

Foi deputado geral e, depois, ministro das Relações Exteriores (de 1825 a 1826).

Elevado a Visconde com Grandeza, foi nomeado Conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda e Senador do Império (1826 a 1832).

Elevado a Marques, foi enviado, como embaixador, a Paris e a Londres, em cujo posto prestou relevantes serviços a D. Maria II e aos emigrantes portugueses.

“Os seus préstimos à pátria, disse Antônio Loureiro de Souza, foram dos mais enconmiásticos, grangeando, assim, a confiança  e a admiração dos governantes e dos de sua época”

É tido como um dos maiores diplomatas brasileiros, graças a sua competência e habilidade.

José Egídio Álvares Pinto de Almeida, Marquês de Santo Amaro, faleceu no Rio de Janeiro, aos 64 anos de idade, no dia 12 de agosto de 1832.


Nenhum comentário:

Postar um comentário