quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

161 - GREGÓRIO DE MATOS


GREGÓRIO DE MATOS


Gregório de Matos Guerra, ou simplesmente Gregório de Barros, advogado e poeta, nasceu no dia 20 (ou 23) de dezembro de 1636, em Salvador, sendo seus pais Gregório de Matos (fidalgo português)  e Maria da Guerra (brasileira).

De família abastada,  aos 6 anos ingressou no Colégio dos Jesuítas da Bahia, onde estudou Humanidades. Continuou sua formação em Lisboa e depois na Universidade de Coimbra, onde se formou em Direito, em 1661. Sua tese de doutoramento, escrita em latim, encontra-se na Biblioteca Nacional.

Em 1663, foi nomeado juiz de fora de Alcácer do Sal.

Em 1668, representou a Bahia nas Cortes de Lisboa e em 1672 foi investido no cargo de procurador.

Voltou ao Brasil em 1679. Aqui chegou com 47 anos de idade e foi nomeado desembargador da Relação Eclesiástica da Bahia. Em 1682, foi tesoureiro-mor da Sé. Nesta época sua fama de poeta já tinha chegado em Portugal.

Por não querer usar batina nem aceitar a imposição das ordens maiores, foi destituido de seus cargos. A começar deste episódio intensificou suas satiras. Não poupou o governo, a falsa nobresa e o clero,  os costumes das classes sociais, os padres corruptos, as freiras, os reinois e degradados, os mulatos e emboabas, os arrivistas e “novos ricos”, a burguesia improvisada e inautêntica. Perigoso e mordaz, recebeu o apelido de  “Boca do Inferno”. Apaixonou-se por uma viúva e com ela passou a viver com prodigalidade, até ficar reduzido à miséria. Ainda assim, continuou boêmio.

Sua poesia era erótica, lírica, sacra, corrosiva e pornográfica. A tal ponto chegaram seus poemas que o promotor eclesiástico da Bahia o denunciou ao tribunal da Inquisição, acusando-o de difamar Jesus Cristo e “de não mostrar reverência, tirando o barrete da cabeça ao passar uma procissão”. A denúnicia foi arquivada mas as autoridades começaram a  persegui-lo. Em 1694, foi preso e deportado para Angola, onde exerceu a advocacia na cidade Luanda.

Ao fim de algum tempo teve permissão de voltar ao Brasil, mas não à Bahia. Fixou residência em Recife, onde se recompoz como cristão e se tornou mais querido.


Morreu na capital pernambucana, no dia 26 de novembro de 1696, em consequência de doença contraída em Angola.

Gregório de Matos é patrono da Cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras.  Não publicou nada em vida. Sua  obra se manteve inédita até que Afrânio Peixoto reuniu seus poemas em 6 volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário