sábado, 15 de fevereiro de 2014

156- MIGUEL CALMON DU PIN E ALMEIDA SOBRINHO


REITOR MIGUEL CALMON, 
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Miguel Calmon Du Pim e Almeida Sobrinho (não confundir com seus homônimos 154-Miguel Calmon Du Pin e Almeida  e 155- Migual Calmon du Pin e Almeida), ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, nasceu em Salvador, no dia 2 de maio de 1912, sendo seus pais Francisco Marques de Góes Calmon (que governou a Bahia de 1924 a 1928) e Julieta Maria de Góis Calmon.

Aos 20 anos, formou-se em engenharia civil, pela Escola Politécnica da Bahia, Dois anos depois, se especializou na École des Ponts et Chaussées e na École Centrale, ambas em Paris.

Em 1935, assumiu a direção da Companhia de Melhoramentos Urbanos da Bahia e a chefia da Divisão das Municipalidades, assim permanecendo até 1938.

Em 1936, com 24 anos de idade, tornou-se livre-docente da disciplina Materiais de Construção, da Escola Politécnica da Bahia, cadeira da qual se tornou regente em 1937, e catedrático em 1940.

Em seguida, assumiu a presidência do Banco Econômico da Bahia, cargo que exerceu durante  22 anos consecutivos.

Em 1944, passou a diretor da Associação Comercial da Bahia, da qual foi presidente, de 1948 a 1950.

Dois anos depois, representou o Brasil no Conselho Interamericano do Comércio, e assim permaneceu nos seis anos seguintes (1952-1958).

Ao deixar o Conselho Interamericano do Comércio, foi eleito deputado federal pela Bahia, cargo que exerceu até quase o final de seu mandato, quando, em agosto de 1962, foi investido no cargo de subsecretário do Ministério da Fazenda,

Por ato do primeiro-ministro Hermes Lima, assumiu o Ministério da Fazenda. No exercício do cargo, anunciou um plano de estabilização da moeda e diminuição do déficit de caixa do Tesouro, criou o Grupo de Coordenação do Comércio com os países socialistas da Europa Oriental, e tomou as medidas para formação da Zona de Livre Comércio, instituída pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio.

Foi o último Ministro da Fazenda do Regime Parlamentarista.

Em 1963, deixou o Ministério da Fazendo e regressou para Salvador, onde reassumiu suas atividades de diretor-superintendente do Banco Econômico e a cátedra, na Universidade Federal da Bahia.

Em 1º de julho de 1964, foi designado reitor da UFBa.

Foi o primeiro presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

No exercício do cargo de reitor, faleceu de ataque cardíaco, no dia 7 de maio de 1967.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário