quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MÃE STELLA




MÃE STELLA RECEBENDO O TÍTULO DE DOUTORA 
HONORIS CAUSA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL 
DA BAHIA (UNEB)


Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, quinta Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, . nasceu em Salvador no dia 2 de maio de 1925.

É a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos, bisneta da africana Maria Konigbagbe de etnia egbá. Aos nove anos de idade Maria Konigbagbe recebeu uma encomenda para ser entregue em um navio que aportou na sua aldeia natal. Ao chegar no navio, foi presa e trazida para o Brasil.
Mãe Stella é sobrinha de Menininha do Gantois.

Aos 13 anos apresentou um comportamento inesperado, o que  fez  procurar a ajuda de  Pai Cosme de Oxum o qual informou que ela deveria ser iniciada e que seu destino era ser uma iyalorixá. Entregue aos cuidados de Maria Bibiana do Espírito Santo (Mãe Senhora)  foi iniciada aos 14 anos de idade, ocasião em que recebeu o nome de Odé Kayodê.

Estudou no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pela professora Anfrísia Santiago. Concluidos os preparatórios, foi contratada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia como visitadora sanitária, profissão que exerceu durante mais de trinta anos.

Em junho de 1964, foi iniciada por Mãe Senhora.e foi aprendendo pouco a pouco os mistérios e segredos do candomblé.

Em 19 de março de 1976, foi escolhida yalorixá do Ilé Opó Afonjá.
Em 1981 visitou templos e casas de orixás na Nigéria; em 1986 participou da III Conferência Mundial de Tradição dos Orixás, em Nova Iorque; em 1987 integrou a comitiva organizada por Pierre Verger para comemoração da Semana Brasileira na República do Benin; em 1999 conseguiu o tombamento do Ilê Axé Opô Afonjá pelo Instituto do  Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mãe Stella é membro da Academia de Letras da Bahia e possui  vários outros títulos e horarias tais como doutora honoris causa da Universidade do Estado da Bahia, comenda Maria Quitéria (Prefeitura Municipal de Salvador), Cavaleiro da Ordem do Mérito do Estado da Bahia, etc.

Autora e/ou coautora de vários livros, é Mae Stella uma das expressões mais altas do candomblé e de outras manifestações culturais do Estado da Bahia.


2 comentários:

  1. A foto está correta. Foi registrada no dia do doutoramento de mãe Stella.

    ResponderExcluir
  2. A foto está correta. Foi registrada no dia do doutoramento de mãe Stella.

    ResponderExcluir