segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BELL MARQUES




O cantor  Washington Marques da Silva, mais conhecido como Bell  Marques, nasceu em Salvador em 5 de setembro de 1952.

Ainda adolescente, iniciou a carreira musical ajudando o irmão Wilson, como técnico de som. Com o dinheiro arrecadado, comprou seu primeiro instrumento musical e começou a tocar com outro irmão (Wadinho) e com o amigo Rey, formando a banda Scorpius, no final da década de 1970.

A banda Scorpius animou  festas e bailes de formatura. Nela, Bell Marques tocava teclado e cantava  músicas de Paul Mcartney e Elton John, enquanto Wadinho e Rey tocavm guitarra.

Dez anos depois, foram contratados pelo Bloco Traz os Montes para tocarem no Carnaval.

Em 1981, Wilson Marques teve uma idéia inovadora:  fechou  a lateral do trio elétrico com caixas de som, colocou os músicos na parte superior do veículo e  instalou equipamentos de potência transistorizada.  Assim transformado, o trio se tornou imbatível nos Carnavais baianos.

Bell Marques  mudou o nome da banda para Chiclete Com Banana. Ganhou grande espaço na mídia e  conquistou o país.

Bell Marques enfrentou  problema com um dos integrantes da banda mas o ocorrido  não perturbou o brilho de sua trajetória. As apresentações continuaram merecendo  aplauso  do  grande público e os discos alcançaram  recordes de tiragem. São quase oito milões de cópias, doze discos de ouro e dez de platina, além de outros troféus.

Dentre suas inovações destacamos a gravação do primeiro CD ao Vivo em cima de um trio elétrico (1997) e a introdução do trio Tirossauro Rex no Carnaval (2000).

Nos Carnavais de Salvador o  Chiclete Com Banana  apresenta três blocos de rua: o Nana Banana (circuito Barra-Ondina), o Camaleão (circuito Campo Grande) e o Voa-Voa (que sai na terça-feira gorda).

A crítica especializada consagrou Bell Marques como um dos maiores cantores de axé music do Brasil.


Em 10 de setembro último, Bell Marques anunciou sua saída da banda Chiclete Com Banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário