terça-feira, 21 de janeiro de 2014

133- DIVALDO FRANCO



DIVALDO FRANCO
 

Divaldo Pereira Franco, mais conhecido como Divaldo Franco, médium, professor primário, filantropo e famoso orador espírita, nasceu em Feira de Santana em 5 de maio de 1927.
Autêntico apóstolo espírita, exerce a mais de sessenta e seis anos a atividade espírita, toda ela dedicada às crianças excluídas da sociedade, provenientes dos subúrbios de Salvador, na Bahia.

Desde a infância se comunica com os espíritos.
Estudou na Escola Normal Rural de Feira de Santana, onde foi diplomado professor primário em 1943.
Abalado com a morte de seus dois irmãos mais velhos, foi encaminhado a vários especialistas sem obter êxito. Conduzido à Doutrina Espírita, aprimorou suas faculdades mediúnicas.
Em 1945, transferiu-se para  Salvador, onde prestou concurso e foi admitido no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos (IPASE), onde trabalho até 1980, data de sua aposentadoria.
Em 7 de setembro de 1947 fundou, com seu amigo Nilson de Souza,  o Centro Espírita Caminho da Redenção onde, além de exercer sua atividade mediúnica, orienta e educa crianças carentes. Até o momento já acolheu, orientou e educou mais de 33.000 crianças e adolescentes.

Divaldo, carinhosamente chamado “Tio Divaldo” é possuidor de diversas faculdades mediúnicas, tanto de efeitos físicos quanto de efeitos intelectuais, destacando-se, inclusive, a de psicografia.

Diversas mensagens têm sido psicografadas por Divaldo Franco, centenas delas reunidas em livros  publicados pela Mansão do Caminho. No início foram mensagens avulsas, ditadas por benfeitores espirituais, até que em uma delas recebeu a recomendação de queimar tudo o que havia escrito até aquela data, “pois não passavam de simples exercícios”.
A partir deste episódio, começou a receber mensagens assinadas, de autoria de diversas entidades, sobretudo de Joanna de Àngelis. No começo esta entidade se identificava como “um Espírito amigo”. Assim continuou até que revelou ser Joanna de Ângelis, sua orientadora espiritual.
São mensagens ditadas em estilo simples e agradável, eivada de sabedoria e amor fraternal. Em 1964, Jonna de Ângelis reuniu várias de suas mensagens em um livro intitulado “Messe de Amor”. Foi o primeiro livro que Dival publicou. Logo depois, outro espírito, Rabindranath Tagore ditou “Filigranas de Luz”. Daí por diante Divaldo publicou dezenas e dezenas de livros. Nos últimos 31 anos, publicou 240 livros, o que representa mais de quatro milhões e quinhentos mil exemplares, traduzidos em 15 idiomas, inclusive alemão, castelhano, esperanto, francês, italiano, polonês, tcheco e braille.tre

Mais de 200 espíritos ditaram livros para Divaldo destacando-se dentre eles, Manoel Philomeno de Miranda, Victor Hugo, Amélia Rodrigues, Ignotus, Vianna de Carvalho, Carlos Torres Pastorino, Bezerra de Menezes, Rabindranath Tagore, João Cléofas, Eros e Simbá, sobre temas filosóficos e doutrinários, históricos, infantis, psicológicos e psiquiátricos.

As obras ditadas por Joanna de Ângelis muito contribuiram para que Divaldo Franco se tornasse reconhecido por outras linhas de conhecimento, como psicologia e  parapsicologia. Os  livros da “Série Psicológica”, por exemplo, abordam  fenômenos ligados ao autoconhecimento e ao autoenfrentamento. A “Série Psicológica”, com  pensamentos de Allan Kardec e de Carl Jung, reune obras sobre psicologia transpessoal. A tônica dos livros ditados por Joanna de Ângelis é  o amor fraternal e  o autoconhecimento.
Outra atividade de Divaldo Franco é a oratória. Ele  começou a realizar palestras em 1947, em Aracaju (Sergipe). Hoje é um recordista com milhares de palestras doutrinárias no Brasil e no exterior. São palestras belíssimas que atraem verdadeiras multidões. Viaja uma média de 230 dias por ano a fim de realizar conferências e paticipar de encontros espíritas (congressos, seminários, mesas redondas, painéis, workshps, etc). Até o momento, realizou mais de 11.000 conferências em mais 60 países. Na América, mais de mil palestras em  18 países e 119 cidades, além de mais de 180 entrevistas de rádio e TV. Na Europa,  mais de 500 palestras em 20 países e 80 cidades e  mais de 50 entrevists. Na África,  mais de 150 conferências em 5 países e 25 cidades, além de 12 entrevistas para estações de rádio e  TV. Na Ásia,  mais de 12 palestras em 5 países e 10 cidades.
Ao longo de sua trajetória tem recebido várias homenagens por parte de instituições científicas e culturais de diversos países.


 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário