quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

JOSÉ CALASANS

 
JOSÉ CALASANS
 
 
 
 
José  Calasans Brandão da Silva, mais conhecido como José Calasans, nasceu em Aracaju, no dia 14 de julho de 1915, sendo seus pais Irineu Ferreira Silva e Noemi Brandão da Silva.
Fez os estudos primários no Colégio Nossa Senhora da Conceição, e o curso secundário no Atheneu Sergipense, onde permaneceu até 1932. Depois, rumou para Salvador, onde se matriculou na Faculdade de Direito da Bahia, pela qual foi diplomado em 1937.
Formado, regressou à Aracaju. Lecionou  História do Brasil no Colégio Tobias Barreto e no Atheneu Sergipense; presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (1945/1947; escreveu seu primeiro trabalho, “Aracaju-Contribuição à História da Capital Sergipana”,(com o qual concorreu à cátedra de História de Sergipe, na Escola Normal de Aracaju); liderou movimentos culturais e criou o Centro de Estudos Econômicos e Sociais de Sergipe (1944) e a “Revista de Aracaju”.
Em 1949, mudou-se para Salvador, onde fixou residência.
Na capital baiana granjeou prestígio e notoriedade. Lecionou História Moderna e Contemporânea, e Folclore, na Universidade Federal da Bahia, da qual foi Conselheiro, Vice-Reitor e Professor Emérito; presidiu o Conselho Estadual de Cultura, a Academia de Letras da Bahia e outras instituições culturais.
Foi um dos mais abalizados intérpretes da saga de Antônio Conselheiro, e grande conhecedor da História de Sergipe  (sobretudo das questões relativas à fundação de Aracaju e aos limites de Sergipe-Bahia).
 De sua bibliografia, destacamos: Aracaju-Contribuição à História da Capital Sergipana (1945)- O Ciclo Folclórico do Bom Jesus Conselheiro (1950); Cachaça Moça Branca (1951); A Santidade de Jaguaripe (1952) Euclides da Cunha e Siqueira de Menezes (1957); No Tempo de Antonio Conselheiro (1959); Os Vintistas e a Regeneração Econômica de Portugal (1959); Antonio Conselheiro e a Escravidão (1968); Folclore Geo – histórico da Bahia e Seu Recôncavo (1970); Antonio Conselheiro, Construtor de Igrejas e Cemitérios (1973); Canudos: Origem e Desenvolvimento de Um Arraial Messiânico (1974); A Revolução de 30 na Bahia (1980); Canudos na Literatura de Cordel (1984); Quase Biografias de Jagunços (1986); Aparecimento e Prisão de um Messias (1988); Miguel Calmon Sobrinho e Sua Época (1992).
Conferencista renomado, articulista de mérito, ensaísta, professor, pesquisador, historiador e folclorista, José Calasans reuniu  imenso acervo sobre Canudos e deixou numerosos trabalhos não publicados.
Aposentado, dirigiu o Departamento de Estudos e Publicações do Museu Eugênio Teixeira Leal e em 1993 recebeu da Prefeitura e da Câmara Municipal de Canudos o título de Cidadão da Cidade de Canudos. É Comendador da Ordem do Mérito da Bahia, Medalha Inácio Barbosa (Prefeitura Municipal de Aracaju), Medalha Visconde de Itaparica (Polícia Militar do Estado da Bahia), Medalha Euclides da Cunha (Casa Euclidiana de São José do Rio Preto, São Paulo). Medalha Sílvio Romero (Prefeitura do Distrito Federal, Rio de Janeiro), Medalha do Pacificador (Ministério do Exército).aleceu em Salvador, no dia 28 de maio de 2001, doando os documentos sobre a Bahia para a  Universidade Federal da Bahia; os  referentes a Sergipe, ao Instituto Histórico e Geográfico daquele estado.
 
FONTES:
Barreto, Luiz Antônio. Um mestre da História. (disponível em http://www.infonet.com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id=27405&titulo=Acesso em 07 de fevereiro de 2013).
 Blog do Gutemberg- José Calasanas (disponível em http://blogdogutemberg.blogspot.com.br/2007/08/jos-calasans.html. Acesso em 07 de fevereiro de 2013)
 
 
 
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário