quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FREI HILDEBRANDO KRUTHAUP


                    
                 BUSTO DE FREI HILDEBRANDO, CASA
                    DE RETIRO SÃO FRANCISCO 
                   https://www.google.com.br/search?hl=pt-




Frei Franz Kruthaup nasceu em Borringhausen bei Damme, na Alemanha, no dia 4 de maio de 1902.
Em 23 de fevereiro de 1923, recebeu o hábito da Ordem Franciscana e escolheu exercer sua missão religiosa no Brasil. Desembarcou em Recife e, no Convento Franciscano de Olinda, completou seu noviciado. Depois, veio para Salvador, onde cursou filosofia e teologia  durante cinco anos, até ser ordenado sacerdote, no dia 21 de maio de 1929, ocasião em que optou pelo nome de Frei Hildebrando Kruthaup.
Em Salvador, Frei Hildebrando viveu cinqüenta anos inteiramente dedicados à assistência social.  Criou, com Irmã Dulce, a União Operária de São Francisco, mais tarde transformada em Círculo Operário da Bahia (COB).  O Círculo  Operário da Bahia foi instalado  inicialmente na Casa de Santo Antônio; depois foi transferida para o Edifício Pax, na Cidade Baixa. "Irmã Dulce, disse Evergyon Sales, sempre apegada aos serviços assistenciais, tinha no Circulo Operário da Bahia o espaço garantido para o atendimento aos pobres;  frei Hildebrando, por sua vez, exercia a função de Assistente Eclesiástico, que, por ser o principal cargo da entidade, tornava-o, em última instância, responsável pela sua condução" .  Além do Círculo Operário, Frei Hildebrando fundou as Obras Sociais Franciscanas, onde praticou  a  caridade e amparou  os  desprotegidos da sorte. De sua autoria é também a Casa de Retiro São Francisco,  construída com a ajuda de várias famílias da sociedade baiana. A Casa de Retiro, residência das irmãs franciscanas hospitaleiras, funcionou durante várias anos como casa de retiro, casa de hospedagem para o turismo religioso, e sede de eventos culturais,  além de prestar assistência médica e odontológica gratuita e cursos de capacitação profissional para as pessoas carentes.
Em 1949, Frei Hildebrando completou o jubileu de prata sacerdotal, ocasião em que  recebeu o título de cidadão brasileiro, concedido pelo Presidente Eurico Dutra. De 1955 a 1957, viveu em Recife, onde desenvolveu  atividade social no Hospital Oswaldo Cruz. Depois, foi designado guardião do Convento de Fortaleza, no Ceará.
Em 1961, retornou a Salvador, onde continuou a desenvolver seu papel de amigo e protetor dos pobres.
Durante os últimos anos de sua vida recebeu varias manifestações de reconhecimento e gratidão.  Em 1968, foi condecorado pelo governo alemão, por relevantes serviços prestados ao Brasil e, logo depois, foi homenageado pela Assembléia Legislativa com o título de cidadão honorário da Bahia. A Câmara de Vereadores, em comemoração ao jubileu de ouro de sua chegada ao Brasil, deu o seu nome a uma praça, em Salvador.
Frei Hildebrando, disse Ciro Brigham, “usou a criatividade para erguer uma rede de atendimento social auto-sustentável em Salvador; aliou tino administrativo e ideal humanista em importantes obras sociais. Altivo, investiu esforços nas ações sustentadas pelo seu ideal humanitário”.
Cercado de amigos e admiradores, Frei Hidebrando faleceu em Salvador, no dia 11 de janeiro de 1986.

 

FONTE:

Wikipédia, a enciclopédia livre.


OBRAS SOCIAIS DE FREI HILDEBRANDO
(Cinemas, Rádio, Casa de Retiro)
 
CASA DE RETIRO
 

CINEMA EXCELSIOR
CINEMA ROMA, CÍRCULO OPERÁRIO



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário