segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DANIELA MERCURY


DANIELA MERCURY
 
 

Daniela Mércuri de Almeida, mais conhecida como Daniela Mércury, cantora, compositora, dançarina, produtora, atriz e apresentadora de televisão, nasceu em Salvador, no dia 28 de julho de 1965, sendo seus pais Antônio Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, mecânico, e Liliana Mercuri de Almeida, assistente social.
Começou a estudar dança aos oito anos de idade. Aos treze, optou por se tornar cantora. Aos quinze, começou a se apresentar em bares. De 1986 a 1988, foi vocalista da “Banda Eva”. Em 1988, integrou a banda de Gilberto Gil, e de 1989 a 1990 gravou albuns como vocalista da banda “Companhia Clic” (ocasião em que lançou as canções “Pega que Oh!” e “Ilha das Bananas”). A  partir daí se lançou na carreira solo.
Seu primeiro álbum solo, “Daniela Mercury”, foi lançado em 1991, com “Swing da Cor”, “Menino do Pelô” e outras músicas de sucesso. De 1992 em diante desligou-se das gravadoras e começou a produzir seus próprios álbuns.
O início do seu reinado começou com  sua apresentação no Museu de Arte de São Paulo, em 1992. O shoow reuniu mais de trinta mil pessoas, tumultou o trânsito da capital paulista e  colocou  em risco a estrutura do museu  (a Polícia foi obrigada a retirá-la do palco). Mércury foi contratada pela gravadora Sony Music e, através desta gravadora, lançou seu segundo álbum, “O Canto da Cidade”, que vendeu mais de dois milhões de cópias. As músicas “O Mais Belo dos Belos”, “Batuque”, “Você Não Entende Nada” e as canções “Só Pra Te Mostrar” encantaram os radio-ouvintes e atingiram posições inusitadas nas paradas de sucesso. Para alguns críticos, “O Canto da Cidade” foi o precursor do “samba-reggae” e do “axé músic”, e influiu de modo decisivo na divulgação do carnaval da Bahia. Sua popularidade atingiu o máximo, aponto de ser apelidada de “furacão da Bahia” e “rainha do axé”.
Daí por diante Daniel Mércury tornou-se uma cantora extremamente popular. Fez um especial de fim de ano na Rede Globo, no qual se apresentou na praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, com Caetano Veloso, Tom Jobim e Herbert Vianna.
Em 1993, Mércury foi uma das atrações do “Festival de Jazz de Montreux”, na Suiça e seu nome ganhou dmensão internacional.
Em 1993 saiu o terceiro álbum, “Música de Rua” com mais de um milhão de cópias vendidas e em 1996 surgiu o quarto, “Feijão com Arroz” com uma vendagem de cerca de dois milhões de cópias. “Feijão com Arroz” consagrou Daniela Mércury em Porgugal, França, Estados Unidos e outros países.
Até o momento Mércury vendeu  mais de vinte milhões de discos.
 
 FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre
 
    
 
 
    
   
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário