segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SANTE SCALDAFERRI


e
SANTE SCALDAFERRI




Sante Scaldaferri, ator, pintor, gravador, tapeceiro, cenógrafo e professor,  nasceu em Salvador  no ano de 1928.
Na década de 1940 pariticipou de movimentos culturais, muito embora sua vocação artística tenha surgido muito depois.  Ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde estudou Pintura e foi diplomado em 1957. Terminado o curso na Escola de Belas Artes, matriculou-se na Escola de Teatro, onde foi aluno de Mário Cravo Júnior, Rescala e Giani Ratto.
 
Participou do movimento Cinema Novo, iniciativa pioneira de Glauber Rocha, foi assistente artísitco da arquiteta Lina Bo Bardi, durante a implantação do Museu de Arte Moderna da Bahia, e lecionou Iniciação Artística na Escola da Criança, que funcionava nas dependência do Museu. Realizou retratos e pinturas de temática social, além de painéis para espaços públicos na capital baiana.
Nos anos 70, como professor e coordenador de programas sociais, foi responsável pela implantação, em Salvador, dos centros de formação artesanal do Seerviço Social do Comércio (SESC), do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. Ministrou cursos para jovens carentes e crianças que tinham algum talento artístico. Esta experiência foi levada, também,  para o Colégio Simões Filho, nos Alagados.
 
Em 1997, publicou o livro “Os Primórdios da Arte Moderna na Bahia”; em 2000, realizou o vídeo “Sante Scaldaferri - A Dramaturgia dos Sertões” ; em 2001, produziu o vídeo “Sante Scaldaferri, Erudito e Popular”  e em 2003, lançou “Sante Scaldaferri: “Desenhos”.
Sante Scaldaferri atuou como membro do juri do “I Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia”, em 1994;  do “Salão Regional de Itaparica”, em 1997 e do “VIII Salão do MAM-Bahia de Artes Plásticas”, em 2001.
Fez parte do Conelho Estadual de Cultura da Bahia, é comendador da “Honra ao Mérito Patriarca São Bento” e foi homenageado pela Câmara dos Deputados, em 19 de janeiro de 1994, ocasião em que o Deputado Harol Lima fez o o seguinte pronunciamento:  "Sante é um artista requintado e original em sua técnica. Mas é um artista do povo. Sua arte nos brinda com a beleza forte da simplicidade e da verdade, a começar pelo objeto de seus quadros, o cotidiano da vida, as alegrias, tristezas, orgulho, prepotência, esperança e fé, que caminham junto com a humanidade"
Como pintor, participou de exposiçõe  individuais  no Brasil, França, Itália e Suiça,  e  coletivas no Brasil, Senegal, Japão, Estados Unidos, Surinam, Costa Rica, Tunísia, Inglaterra, Equador, Venezuela, Itália, França, Suiça, China, Portugal e Argentina.
 
 
FONTE: Wikepédia, a enciclopeia livre
 
 
OBRAS DE SANTE SCALDAFERRI
 
    
 
 
 
 

 



 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário