domingo, 6 de janeiro de 2013

PRISCILIANO SILVA


         
RETRATO DE PRISCILIANO SILVA
AUTOR: IZIDORO RODRIGUES DA SILVA

 

 

Athanagildo Izidoro Rodrigues da Silva, mais conhecido como Prisciliano Silva, nasceu em Salvador no dia 17 de maio de 1883, sendo seus pais Possidônio Izidoro da Sila e Clotilde Rodrigues da Silva.

Sua mãe foi a grande impulsionadora de sua carreira artística. Aos 13 anos de idade ela o matricuou na Escola de Belas Artes (onde estudou Desenho e Pintura) e fez com que ele tomasse aulas particulares no Liceu de Artes e Ofícios, sob orientação de Manoel Lopes Rodrigues  que o apoiou em sua ida a Paris.

Com uma bolsa de estudos concedida pelo Governo do Estado da Bahia, Prisciliano foi se aperfeiçoar em Paris,  onde estudou na Academie Julian e sofreu,  pela primeira vez  as conseqüência de uma esclerose nos tímpanos.
Regressando ao Brasil, realizou sua primeira exposição, no Rio de Janeiro, ocasião em que o Governo fluminense adquiriu uma de suas telas: Interior Bretão.
No Rio de Janeiro permaneceu, até 1912. Naquele ano voltou à Europa, visitou a França e a Bélgica e participou do Salão Oficial dos Artistas Franceses, com o quadro "Retrato de Madame le Clinche".
Em Salvador, no ano seguinte, estabeleceu  seu ateliê ,  passou a lecionar na Escola de Aprendizes e Artífices, e mereceu de Rui Barbosa elogioso conceito. Rui, fazendo verdadeira profecia, disse:  "...o meu instinto, minha intuição, algum gosto que terei, talvez, e o meu hábito de ver obras de mestres, me indicam em Presciliano Silva um pintor de extraordinário merecimento e futuro."
Em 1915, realizou pinturaas decorativas na nave central da capela-mor da Igreja da Piedade e iniciou  sua carreira docente na Escola de Belas Artes da Bahia, ensinando Desenho. Dessa Escola foi, algum tempo depois, diretor.
Em 1930, concluiu o mais famoso de seus trabalhos, o quadro  "Entrada do Exército Libertador", obra  encomendada pelo Prefeito de Salvador e que retrata o término da guerra da Independência, em 2 de julho de 1923. Este quadro mereceu a medalha de ouro no Salão Nacional de Belas Artes, em 1941.
Em 1947, Prisciliano recebeu a medalha de honra, pela tela "O Romeiro". Pouco depois, em 1948, foi pemiado no 14º Salão Paulista de Belas Artes, com a tela "Interior da Igreja de São Francisco".
As honrarias não pararam aí, pois em 1960 recebeu o título de Professor Emérito da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.
Grande artista, festejado por diversos mestres da pintura e admiradores, Prisciliano viveu pintando até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro, no dia 7 de agosto de 1965.
 
FONTE:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
=====================================================
 
     QUADROS DE PRICILIANO SILVA
 
          
        ENTRADA DO EXÉRCITO LIBERTADOR
 
          
SACRISTIA DA IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO
 
               
               INTERIOR BRETÃO
 
             Lima e Silva Por Presciliano
                                                   ENTRADA DO EXÉRCITO LIBERTADOR
                                                                               (DETALHE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário