terça-feira, 15 de janeiro de 2013

JOÃO JOSÉ RESCÁLA


"BAIANAS", TELA DE JOÃO JOSÉ RESCÁLA
 
 
 


João José Rescála, mais conhecido simplismente como Rescála, pintor, ilustrador, desenhista, restaurador e professor, é mais mais um baiano que veio ao mundo fora da Bahia. Nasceu no Rio de Janeiro em 1910, e faleceu em Salvador, em 1986, setenta e oito anos depois.
Nos idos de 1925, estudou no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluno de Rodolfo Chambelland, Augusto Bracet, Manoel Santiago e Marques Júnior.
Em 1931, com Tenreiro, Dacosta  e  Bustamante, foi um dos fundadores  do “Núcleo Bernardelli”. Expôs no Salão Nacional de Belas Artes,  foi contemplado com  as medalhas de bronze (1934) e prata, (1939)  e os prêmios de viagem ao Brasil (1937) e ao exterior (1943). Com o primeiro prêmio, percorreu os estados no norte e do nordeste do Brasil; com o segundo, viajou para o México e os Estados Unidos, onde fez exposições individuais em Nova Iorque e Chicago.
Em 1945, voltou aos Estados Unidos e se especializou na New School for Research.  No ano seguinte, participou da 23ª Bienal de Veneza, na Itália, realizou uma exposição individual na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e trabalhou como desenhista e ilustrador da Revista do Museu Nacional de História Natural, no Rio de Janeiro.
Dez anos depois, transferiu-se para Salvador, onde viveu até o final de sua vida.  Prestou concurso para professor  catedrático de Teoria, Conservação e Restauração de Pinturas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia da qual foi  diretor  (1963 a 1967).
Além de professor universitário, trabalhou como técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizando notável trabalho de conservação de obras de arte religiosa na Bahia, Pernambuco e Goiás.
Realizou diversas exposições no Brasil e no exterior. Em 1985, pouco antes de sua morte, o Museu de Arte da Bahia organizou uma respectiva de sua obra de paisagista e pintor.
 

 FONTE: Enciclopédia Itaú Cultural
 
OBRAS DE RESCÁLA

 

PORTA DE IGREJA
 

ÁGUA, CEARÁ
 

 
TERRA CAÍDA 
 
 
A FÉ
 
RUA COM CASARIO
 
SALINAS
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário