terça-feira, 22 de janeiro de 2013

GIL MÁRIO MENEZES


GIL MÁRIO MENEZES
 
 

Gil Mário de Oliveira Menezes, mais conhecido como Gil Mario Menezes, nasceu em 1947, em Salvador, sendo seus pais Maria Cristina de Oliveira Menezes, professora universitária, e Gilberto Menezes, empresário.
Aos 23 anos de idade, iniciou a vida profissional ensinando Desenho no Centro de Educação Técnica da Bahia (CETEBA). Para atender exigência do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio, foi para Recife, onde matriculou-se na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco e obteve a respectiva licenciatura, em 1972. Sua vocação era para as artes plásticas, motivo pelo qual ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde concluiu a licenciatura em Desenho e Plástica, no ano de 1979. Não satisfeito, fez o curso de pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação.
Assim qualificado, iniciou a vida acadêmica em Feira de Santana, e ingressou no mundo artístico. Aprovado como professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, iniciou o magistério na referida Universidade, na qual foi aposentado em 2012.
Tem sido grande incentivador das atividades artísticas, no meio universitário e na comunidade. Na Universidade, foi assessor cultural do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA); participou da implantação da Galeria de Arte Caetano Veloso, em Santo Amaro, transformada posteriormente em Museu; incrementou o intercâmbio entre o Museu de Arte Moderna e o Museu Regional de Arte de Feira de Santana (do qual foi Curador, por mais de 16 anos). Na comunidade, publica artigos, mantém uma coluna especializada em artes, é crítico de arte em diversos jornais, participa de exposições individuais e coletivas, cria obras artísticas em avenidas e praças públicas (“Monumento ao Caminhoneiro” e o "Monumento a Georgina Erismann" são exemplos) e participa de instituições culturais, notadamente da Academia de Letras e Artes, da Academia de Educação e do Instituto Histórico e Geográfico.
Sua inclinação é, como dissemos, para as Artes Plásticas, das quais se tornou um dos maiores expoentes. No dizer de Edivaldo Boaventura, “Gil Mário desde muito cedo desenha e constrói com linhas e ângulos. Ao artesanato das maquetes, acrescentou a técnica do desenho e os segredos da plástica, que cada dia mais aperfeiçoa para atingir o ponto da possibilidade que emociona”.
A pintura de Gil Mário tem características marcantes: sua temática é a flora e a fauna; com idêntica perfeição, a pessoa humana (Carlos Eduardo da Rocha).
Até outubro de 2008, Gil Mário esteve presente em 23 exposições individuais (em Feira de Santana, Santo Amaro, Cachoeira, Salvador e São Paulo) e 91 exposições coletivas, em vários pontos do Brasil.
 
 
FONTES: Sites do artista, da Wikipédia e da Academia de Educaçã de Feira de Santana. 
 
VEGATAÇÃO BRASILEIRA, I - 2011
SÃO JERÔNIMO- 2010
ARTE COMESTÍVEL - 2010
SÃO FRANCISCO DE ASSS - 2010
NOSSA SENHORA SANTANA,PADROEIRA
DE FEIRA DE SANTANA - 2010

 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário