quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PIERRE VERGER


    vergerbuarim2
PIERRE VERGER 



 

Pierre Verger é mais um baiano nascido em Paris. Nasceu em 4 de novembro de 1902 e viveu como cidadão abastardo, até os 30 anos de idade.
Aos 32 anos tomou contato com a arte fotográfica E aprendeu, com seu amigo Pierre Boucher, as regras  da técnica fotográfica.
Com a morte de sua mãe, única parenta ainda viva, tornou-se um errante solitário.
Durante quatorze anos perambulou pelo mundo. Fez de Paris seu pondo de apoio (onde, de vez em quando revia  amigos,  antropólogos e outros intelectuais...), visitou vários países em viagens sucessivas. Nessas viagens trabalhou para as melhores editoras da época, e viveu às custas da arte fotográfica.
Em 1946,  Pierre Verger conheceu a Bahia,  visitou candomblés e, encantado por tudo o que viu, aqui permaneceu até a morte.
Seu envolvimento com a religiosidade africana e com o sincretismo afro-brasileiro, proporcionou, em 1948,  uma bolsa de estudo para a África.
No continente negro entrou em contato com sacerdotes e autoridades, e se transformou em um grande pesquisador.
Foi iniciado como babalaô, fez mais de duas mil fotografias e, atendendo pedido do  Instituto Francês da África Negra (IFAN), escreveu seu primeiro livro.
A partir de então os hábitos,  costumes e religião dos iorubas, na África Ocidental e na Bahia, passou a ser a temática permanente da sua vida.
Durante muitos anos andou da África para a Bahia e da Bahia para a África, ampliando seus conhecimentos sobre cultura afro-brasileira.
Como colaborador e pesquisador visitante, esteve em várias universidades e, com rara habilidade, transformou suas pesquisas em artigos e livros.
Em 1960, adquiriu uma casa na Vila América, um dos bairros mais característicos de Salvador e se "naturalizou baiano".
Em 1970, aos 68 anos de idade, deixou de fotografar e fez suas ultimas viagens à Africa.
A grande preocupação, a partir de então, foi disponibilizar suas pesquisas a um número cada vez maior de interessados. Fiel a este propósito, criou a FUNDAÇÃO PIERRE VERGER e transformou sua residência em um centro de pesquisa.
Verger faleceu em fevereiro de 1996, deixando para  a FUNDAÇÃO PIERRE VERGER a responsabilidade de continuar seus estudos e  pesquisas.
                                      FOTOS DE PIERRE VERGER
 
 
             
 
 
 
 
               
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário