terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CARLINHOS BROWN


CARLINHOS BROWN
 
 
 
 
 
Antônio Carlos Santos de Freitas  (mais conhecido como Carlinhos Brown, no Brasil; e Carlito Marrón, na Espanha) cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural, nasceu em Salvador, em  23 de novembro de 1962.
Ao que consta, o sobrenome Brown foi dado em homenagem a James Brown e H. Brown, ídolos da música negra durante a década de 1970.
Sua vocação artística foi despertada por Oswaldo Alves da Silva, o  “Mestre Pintado do Bongô”, através de instrumentos de percussão tocados nos candomblés da Bahia.
Em sua primeira gravação  foi em 1979, quando tocou na banda de rock “Mar Revolto”. No princípio da década de 1980, tornou-se um dos instrumentistas mais famosos da Bahia.
Em 1984, fez parte da banda “Acordes Verdes”, de Luiz Caldas. Em 1989, integrou a banda de Caetano Veloso no disco “Estrangeiro”. A música “Meia Lua Inteira”, de sua autoria, se tornou um sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior.
Em 1985, Carlinhos Brown alcançou a marca de 26 músicas de sua autoria. Nesse ano,  gravou sua primeira composição (“Visão de Cíclope”), um dos maiores sucessos de audição em Salvador. Nesse ano alcançouo a marca de 26 músicas de sua autoria.
Logo depois, surgiram  “Remexer”, “O Côco” e “É Difícil”, composições interpretadas por diversos artistas e que ganharam o trofeu Caymmi.
A partir de então  Carlinhos Brown participou de turnês, com João Gilberto, Djavan e João Bosco.
Em 1990, tronou-se uma figura de projeção internacional, como líder do grupo “Timbalada” composto por mais de uma centena de percussionistas e cantores pobres do bairro do Candeal (bairro onde Carlinhos Brown nasceu). Mesmo deixando de  cantar na “Timbalada”, continuou a ser o mentor e produtor do grupo em cerca de 14 albuns produzidos. Um deles “Timbalada”, foi considerado pela revista Bilboard  como o “melhor CD produzido na América Latina”.
Em 1996, lançou o disco “Alfagamabetizado”, que entrou na lista do livro “Mil e um  discos para ouvir antes de morrer”, livro que contem opiniões de noventa críticos de projeção internacional.
Em 2001, teve  participação muito controvertida no “Rock in Rio”, quando atiraram contra ele garrafas, pedras e xingamentos, obrigando-o  a abandonar o palco. O incidente,  segundo algumas fontes, deveu-se ao fato dele se apresenar no dia em que estava programada a apresentação de  bandas famosas, como “Guns”, “N´Roses”, “Ir!” , “Ultraje a Rigor” e “Oasis” estarem programadas.
Em 2002, associado a Marisa Monte e Arnaldo Antunes, lançou o projeto “Tribalistas” que conquistou o record de mais de um milhão de discos vendidos
Em 2007, produziu “A Gente Ainda Não Sonhou”, de imenso sucesso.
Em 2008, foi considerado, pelo ranking do ECAD, o segundo maior arrecadador de direitos autorais do Brasil, ficando atrás apenas de Chico Buarque.
Atualmente Carlinhos Brown tem uma carreira internacional, com maior presença na Europa, onde goza de invejável prestígio.
Vários artistas da Música Popular Brasileira, incluíram em seus albuns canções de Carlinhos Brown ( Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Marisa Monte, Nando Reis, Cássia Eller e Herbert Vianna, e muitos outros).
Como atividade complementar, alimenta robusto projeto socio-cultural no bairo Candeal Pequeno, em Salvador.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário