segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MIRABEAU SAMPAIO


CARIBÉ, MIRABEAU SAMPAIO E
JORGE AMADO,
AMIGOS INSEPARÁVEIS
yisensee.blogspot.com.br/2012/08/os-amigos.html
 





José Mirabeau Sampaio, mais conhecido como Mirabeau Sampaio, médico, empresário, pintor, escultor, desenhista, e professor universitário, nasceu em Salvador, no dia 18 de novembro de 1911.
Com 16 anos,  matriculou-se na Escola de Belas Artes de Salvador mas, para satisfazer  o sonho de seu pai, matriculou-se na tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado cinco anos depois.
Concluído o curso médico, retornou à Escola de Belas Artes.
Como médico, exerceu a profissão até os anos sessenta, quando assumiu  o projeto do Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão.
Premido pelas circunstâncias, assumiu os interesses da família, dirigindo as “Casas Stela”, até o início dos anos oitenta.
Iniciou a vida artística nos estúdios de Mário Cravo, contando para isso com  o incentivo do  grande poeta, desenhista, pintor, gravador e escultor, um dos maiores do Brasil.
Nos estúdios de Mário Cravo entrou em contato com artistas e intelectuais do porte de Carybé , Jorge Amado e Jenner Augusto.
Em 1959 recebeu a Grande Medalha de Prata/Escultura, do VIII Salão Paulista de Arte Moderna.
Na década seguinte, começou a realizar exposições individuais, com desenhos em bico de pena, pintura acrílica sobre tela e por fim flores, bichos e santos foliados a ouro.
Ingressou  no magistério como professor de escultura em pedra e madeira, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.
Nada mais o deteve até a sua morte, ocorrida em 7 de janeiro de 1993.
*
Para comemorar o centenário do seu nascimento, a Universidade Federal da Bahia inaugurou, no Museu de Arte Sacra, instalado no antigo Convento de Santa Tereza, em Salvador, a “Sala da Coleção de Arte Sacra Mirabeau Sampaio”, sob patrocínio da Organzação Odebrecht. A coleção, montada ao longo de quatro décadas, reúne cerca de 456 peças de autoria de artesões desconhecidos.
Seu filho, Arthur Guimarães Sampaio afirmou, naquela ocasião: “Meu piu foi um lutador, lutou para fazer o que sempre quis. E só nos últimos anos de sua vida conseguiu ser um artista em tempo integral”.
Jorge Amado, algum tempo depois, comentou:  “Mirabeaui foi um leão, lutou a vida toda, e venceu !”
As obras de de Mirabeau Sampaio estão expostas em museus e coleções particulares de várias partes do mundo e constituem um dos acervos mais preciosos do Brasil.

            
 
               
           
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário