sábado, 17 de novembro de 2012

"MESTRE DECÂNIO"



ÂNGELO AUGUSTO DECÂNIO FILHO,
 "MESTRE DECÂNIO"
 
 
 

Ao lado de “Mestre Bimba” não podemos esquecer “Mestre Decânio”. São expoentes máximos da Capoeira, na Bahia.
Ao contrário de “Mestre Bimba”, “Mestre Decânio” foi professor universitário e portador de extensa cultura acadêmica.
Houve época, nas décadas de 1950 e 1960, em que Fernando Figueiras, Antônio Jesuíno dos Santos Neto e Ângelo Decânio Filho formavam a famosa “Tríade Cirúrgica” dos hospitais baianos.
Falemos, pois, de “Mestre Decânio”.
*
Ângelo Augusto Decânio Filho, mais conhecido fora do meio médico, como “Mestre Decânio”, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1923.
Era o mais idoso e o mais famoso dos discípulos de “Mestre Bimba”, do qual foi aluno desde 1938.
Médico por profissão e professor universitário, cirurgião de mão cheia, tinha por “Mestre Bimba” uma admiração filial. Com ele estudou novos golpes e contragolpes, e estabeleceu regras que muito aperfeiçoaram o ensino da capoeira.
Foi seu médico particular e seu assessor em assuntos ligados à administração da Academia.
 É voz corrente que “Mestre Decânio”, face o relacionamento filiar que mantinha com “Mestre Bimba”, teve o privilégio de ser o único detentor dos segredos e das manhas de seu professor.
Além de sua produção científica no campo da medicina, escreveu vários livros sobre capoeira, reunidos na Coleção São Salomão, editada por ele próprio.
Seus livros, dizem os entendidos, constituem uma verdadeira "Bíblia da Copoeira".
O site que mantinha na internet era considerado a melhor página para os interessados obterem qualquer informação sobre a luta regional da Bahia.
Seus títulos acadêmicos, por demais numerosos, podem ser resumidos nos seguintes:
Médico de Guarda do Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Assistente de Clínica Cirúrgica do Dr. Joaquim Figueiredo Neto, do mesmo hospital; Chefe de Clínica Cirúrgica do Hospital Santa Izabel; Professor Assistente de Anatomia Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Professor Assistente de Anatomia Humana da Escola de Farmácia da Universidade Federal da Bahia; Professor Assistengte de Propedêutica Cirúrgica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Professor Titular de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Professor Titular de Clínica Cirúrgica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Cirurgião do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce; Sócio fundador da Regional Baiana do Capítulo Brasileiro da Sociedade Internacional de Cirurgia; Sócio fundadore do Capítulo Brasileiro da Sociedade Internacional de Cirurgia; Sócio fundadore do Capítulo Brasileiro da Sociedade Internacional de Angiologia; Sócio fundador da Sociedade de Angiologia de Salvador; Graduado em Medicina do Trabalho pela Escola de Medicina e Saúde Pública da Bahia; Ginecologista concursado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários; Médico perito do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários e do Instituto Nacional de Seguridade Social; Especialista em Perícia Médica, por concurso, do Instituto Nacional de Seguro Social; Especialista em Acupuntura pela União Nacional dos Profissionais em Acupuntura do Brasil; Fundadore da Regional Bahia-Sergipe da União Nacional dos Profissionais em Acumputura do Brasil; Professor de Acupuntura da Regional Bahia-Sergipe da União Nacional dos Profissionais de Acupuntura do Brasil; Professor de Anatomia Aplicada à Acupuntura, pela Regional Paulista da União Nacional de Profissionais em Acupuntura do Brasil; Comendador da Ordem do Mérito da Open International University for Complementary Medicines, da Organização Mundial de Saúde.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário