sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MESTRE BIMBA


MESTRE BIMBA
 
 
 
Manuel dos Reis Machado, mais conhecido como “Mestre Bimba”, o criador da Capoeira Regional da Bahia”, nasceu em Salvador no dia 23 de novembro de 1900, sendo seus pais Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim.
Recebeu este nome devido a uma aposta que sua mãe fez com a parteira que a atendeu.  De acordo com a aposta, o filho, se fosse do sexo masculino, receberia o nome de “Bimba” (alusão ao nome popular com que o órgão sexual masculino era conhecido na Bahia).
Mestre Bimba começou a praticar a capoeira aos 12 anos de idade, no bairro da Liberdade, com o africano Bentinho.
Aos 18 anos começou a ensinar capoeira nas esquinas, nas portas dos armazens e nos terrenos baldios de  Salvador.
Com o andar do tempo, achando que a capoeira estava perdendo seu valor cultural,  criou um estilo novo, inspirado no antigo “Batuque” (luta na qual seu pai era um grande lutador).
Em 1928, surgiu o que ele denominou “Capoeira Regional Baiana”..
O novo estilo ganhou as ruas e se tornou popular.
Em 1937, Juracy Magalhães, Governador da Bahia,  convidou Mestre Bimba para fazer uma apresentação no palácio, em presença do Presidente Getúlio Vargas e outros  convidados. O Presidente aplaudiu a iniciativa e declarou-se encantado com a novidade.
A Capoeira Regional Baiana foi considerada “Esporte Nacional”. Mestre Bimba foi reconhecido pela Secretaria de Educação e Assistência Pública da Bahia como Professsor de Educação Física.
Sua academia foi a primeira a ser legalmente reconhecida.
Mestre Bimba desenvolveu, pela  primeira vez, um sistema de ensino de capoeira e foi o primeiro a ministrar este sistema em recinto fechado. Elaborou técnicas próprias de defesa pessoal, inclusive contra armas brancas e armas de fogo.
Para ele e seus seguidores a capoeira tem princípios e preceitos próprios. É um modo de vida, um modo de ser e de atuar.
Éra voz corrente que Mestre Bimba aplicava uma “Gravata” no pescoço do candidato que quisesse aprender sua arte, e dizia: “Aguenta aí sem chiar”. Se o candidato aguentasse o tempo que ele mesmo determinava, seria matriculado. A este procedimento denominava “Batizado”. Depois, com o decorrer do tempo, passou a adotar métodos mais brandos para avaliar os pretendentes.
Depois de aprovado, o candidato passava a etapa seguinte, chamada “Sequência de Ensino”, constante de oito sequências de movimentos de ataque, esquivas e contra-ataque. Os calouros treinavam as sequências em duplas, sem o acompanhamento de instrumentos. Quando as sequências estavam bem decoradas, o Mestre dizia: “Amanhã você vai entrar no aço, no aço do Birimbau!”. O aprendizado durava alguns meses e só então o aluno era batizado.
No batizado o aluno lutava pela primeira vez na roda com o acompanhamento dos instrumentos (um birimbau e dois pandeiros). Escolhido o “nome de guerra” todos aplaudiam o noviciado e então o Mestre mandava o calouro pedir a “Benção” ao padrinho. A “Benção” consistia em um golpe frontal com a parte inferior do pé empurrando o adversário na altura do peito, de modo a jogá-lo no chão).
Para se formar em Capoeira Regional era necessário, pelo menos, 6 meses de treinamento. O exame era realizado em 4 domingos seguidos, na Academia do Meste, no Nordeste de Amaralina.
Durante 4 dias os alunos se submetiam a algumas situações onde teriam de mostrar os valores adquiridos em seu aprendizado: força, reflexo, flexibilidade, etc.
A formatura consistia em uma roda de formados antigos onde madrinhas, paraninfos e outros convidados deveriam ver o que era a Capoeira Regioanal. Mestre Bimba comandava a roda cantando as músicas caracterísitcas. Terminada a roda, o mestre chamava o orador (quase sempre um formando mais antigo) para fazer um breve histórico da Capoeira Regional e do seu criador, Mestre Bimba. Após o histórico, o mestre entregava as medalhas aos paraninfos e os lenços azuis (sinal de graduação) às madrinahs.  As  madrinhas colocavam os lenços nos pescoços dos respectivos afilhados. No final da formatura, os recém-formados lutavam com formados mais antigos os quais tentavam tirar as medalhas, aplicando golpes com os pés.
Em 1973, Mestre Bimba deixou a Bahia. Foi para Goiânia, onde faleceu em 5 de fevereiro do ano seguuinte.
 


 
.
.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário