quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MARIA DE SÃO PEDRO


MARIA DE SÃO PEDRO
 






Há figuras notáveis nesta terra de  todos os encantos.
Uma delas é Maria de São Pedro,  filha ilustre da Bahia ....
*
Nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 28 de junho de 1901 e viveu, durante quase toda a sua vida, em Salvador.
Começou a vender seus quitutes em 1925, quando montou um  restaurante onde hoje se encontra a Base Naval, próxima a antiga Receita Federal, no coração da  Cidade Baixa.
Com o passar do tempo o pequeno negócio criou  fama.
O  povo começou a propagar o primor dos seus quitutes..
Perto de Água de Meninos, ao pé da ladeira de Água Brusca, Maria de São Pedro comprou, em 1942,  uma área e para ali transferiu seu restaurante.
Em 1949, o restaurante tornou a mudar de endereço, situando-se no Mercado Modelo.  A proximidade do Elevador Lacerda, atraiu um número  maior de  fregueses.
Maria de São Pedro tornou-se conhecidíssima. Seu restaurante transformou-se no ponto de encontro de Jorge Amado, Dorival Cayme, Camafeu de Oxossi, Mirabeau Sampaio, de muitos outros intelectuais, comerciantes,  e políticos.
Getúlio Vargas, ao assumir a Presidência da República, convidou a  quituteira baiana para fazer o banquete de posse.  
Outro convite rumoroso foi o do banquete dos 400 anos da cidade de São Paulo. O episódio foi retratado por Odorico Tavares, no livro “BAHIA, IMAGENS DA TERRA E DO POVO”. “Maria de São Pedro – disse Odorico – viajou de avião, com ajudantes e uma tonelada de ingredientes, dendê, camarão, pimenta malagueta, gengibre, coco, castanha, alguidares e colheres de pau. Chegando à casa dos Matarazzo, enquanto começava a dar ordens às ajudantes de cozinha, eis que surge o cozinheiro de dona Yolanda, querendo bisbilhotar suas panelas. Maria chamou a dona de casa e disse categórica: ou o cozinheiro gringo ou eu. Dona Yolanda não teve dúvidas, botou o gringo para correr e Maria reinou absoluta no banquete”.
Na mesma época, também em São Paulo, na boite  “Meninão”,   Maria de São Pedro pintou e bordou, agradando Deus e o mundo com moqueca de camarão, efó, xinxin de galinha, moqueca de peixe e outras iguarias.
Na intimidade da família, Maria de São Pedro era uma grande mãe preocupada com seus 12 filhos e irmãs. Enquanto ia trabalha sua “Tia Miúda”  “tomava conta da metade de seus filhos, enquanto a outra metade ia com ela para a barraca, e depois no restaurante”.
Todos os anos, por ocasião de seu aniversário,  a família ia à missa,  fazia a reza de Santo Antônio, tomava o café da manhã com convidados e os reunia, novamente, para o almoço.
*
Maria de São Pedro faleceu em 1958, aos 57 anos de idade.
Seu restaurante mudou-se, com o novo Mercado Modelo, isto é, para o prédio ocupado pela antiga Alfândega.  Hoje  é administrado por seu filho mais moço, Luiz Domingos.
Jorge Amado, assíduo cliente de Maria de São Pedro,  a imortalizou em uma crônica cujo teor  é o seguinte:
“Maria de São Pedro era uma rainha da Bahia, feita de porte, bondade e arte. Mestra da maior das artes, da culinária, preservou e engrandeceu a tradição da inexcedível comida baiana, sua cor, seu perfume, seu sabor divinos. Seu antigo restaurante era uma festa em frente à Rampa do Mercado Modelo que o fogo devorou. Creio que Odorico Tavares, Wilson Lins e eu, muito concorremos para que Maria de São Pedro e seu restaurante se fizesse célebre em todo o país. Seus fregueses há cerca de trinta anos, seus amigos de todos os dias, celebramos em prosa e verso sua fama. Inesquecível Maria de São Pedro, rainha do vatapá e do efó, do caruru e do abará, das moquecas e dos xinxins, do dendê e da pimenta, rainha da delicadeza e da cordialidade! Sua morte abalou a cidade. Hoje, no novo Mercado Modelo instalado no prédio tão belo da antiga Alfândega, na mesma moldura da Rampa, envolto na brisa do mar, prossegue o restaurante de Maria de São Pedro sua obra de civilização. Sob a direção de Luiz Domingos, Obá Telá da Casa de Xangô e cantor de música popular, filho de Maria de São Pedro, o restaurante continua a ser uma festa onde as filhas e as netas de Maria, herdeiras de sua arte, criam diariamente a mais pura e mais saborosa comida baiana.”
Camafeu de Oxossi cantou a quituteira famosa em versos, assim:
“Maria é um pedaço da Bahia
Maria é baiana autêntica, de tabuleiro repleto de pratos e de prazeres
Maria é guisada de simpatia e de tradição
Maria é a menina pobre de Santo Amaro da Purificação
Que em 1901 nasceria no dia de São Pedro
No dia do seu nome, Maria é a primeira dama da cozinha baiana.
Maria é rainha.
Maria vive
O Maria de São Pedro sobreviveu ao fogo do velho Mercado Modelo
O Maria de São Pedro sobreviveu ao fogo do prédio da Alfândega
A doçura de Maria renasceu na figura de Luiz Domingos
Seu filho, seu discípulo
A magia de Maria renasceu na figura de seus filhos e netos
Quer uma prova?
Faça seu pedido”.
 
              O RESTAURANTE DE MARIA DE SÃO PEDRO, NO
MERCADO MODELO,  É UMA  ATRAÇÃO  DE  QUASE CEM ANOS
               http://www.google.com.br/search?ht=pt-BR&t 
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário