quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LAURO DE FREITAS


LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS
 




Lauro  Farani  Pedreira de Freitas, mais conhecido como Lauro de Freitas, engenheiro e político baiano, nasceu em Alagoinhas, no dia 15 de abril de 1901, sendo seus pais Graciliano Pedreira de Freitas e Marianina Farani de Freitas.
Fez os  estudos iniciais em sua cidade de origem, completando-os em Salvador, onde foi aluno do Colégio Antônio Vieira.
Concluídos os preparatórios, ingressou na Escola Politécnica da Bahia, pela qual recebeu o diploma de Engenheiro Civil.
Iniciou a vida profissional como desenhista e inspetor de obras de arte.
Depois assumiu, sucessivamente, as funções de professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia, superintendente da Compagnie de Chémins de Fer Féderaux de L´Est Brésilien, presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe e, finalmente, diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro (cargo que exerceu durante dezessete anos).
Entrou na política partidária em 1945, quando foi eleito deputado federal pela Bahia.
Em 1946, em um gesto de nobreza, desistiu de ser candidato ao governo do Estado a fim das forças políticas se unirem em torno de Otávio Mangabeira.
Em 1950, seus correligionários indicaram o seu nome para  concorrer ao referido cargo.
Em 11 de setembro de 1950, para consternação geral, Lauro Farini Pedreira de Freitas,  candidato ao governo da Bahia, faleceu em um desastre de avião, ocorrido no município de Bom Jesus da Lapa.
 
Morreram no mesmo acidente, o pai do futuro governador da Bahia, Nilo Moraes Coelho, o deputado Gercino Coelho que concorria na mesma chapa como seu vice, e o piloto Guilherme Brandão.
A respeito deste fato afirma Orlando Bastos Fraga, “existem algumas informações equivocadas". No seu modo de ver, o lamentável acontecimento não ocorreu em Bom Jesus da Lapa, e sim a cinco quilômetros da sede do município. A fuselagem, diz a referida fonte, ficou quase trinta anos no local onde caiu, em cima de uma árvore, ao  lado de uma lagoa.
O local, acrescenta o informante, “serviu como ponto de visitação dos moradores de Bom Jesus da Lapa, e de curiosos de outros municípios da região”.
Em homenagem ao grande homem público, o município de Santo Amaro de Ipitanga, situado na área metropolitana de Salvador, foi rebatizado com o nome de Lauro de Freitas
 
    
MONUMENTO A LAURO DE FREITAS
 
CAMPANHA ELEITORAL DE LAURO DE FREITAS
AO GOVERNO DA BAHIA
 
BRASÃO DO MUNICÍPIO
DE LAURO DE FREITAS
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário