sexta-feira, 30 de novembro de 2012

HEITOR PRAGUER FRÓES


HEITOR PRÁGUER FRÓES
 
 
 
 
Nasceu em Cachoeira, no dia 25 de setembro de 1900.
Poeta, tradutor, médico, professor do ensino secundário e do superior, pertenceu á Academia de Letras de Bahia, á Academia de Medicina da Bahia e inúmeras outras instituições científicas e culturais
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1917, diplomando-se em 1922. Foi uma das expressões mais altas da cultura médica baiana
Homem de grande cultura humanística, poliglota, publicou numerosos trabalhos, dos quais destacamos “Abelhas e Vespas”, “As devotas de São Biriba”, “As portas da Academia”, “Cara e Coroa”, “Caretas e Sorrisos”, “Carícias e Piparotes”, “Favos e Travos”, “Nozes e Vozes”, “Poemas da Primavera”, “Poesia em 3 tempos”, “Sal de Pimenta”, todas no gênero poético.
Dos contos de sua autoria, destacamos “Contos e Mais”, e “Contrafábulas”.
Dentre as traduções, avulta “Meus poemas... dos Outros”, belíssima coletânea de poesias dos maiores vultos da literatura. Suas obras científicas mais importantes foram: “Notas de Fisiologia Geral”, livro didático publicado em 1921; “Autoplastias reparadoras da face” , tese de doutoramento, em 1922; “Índice esfimuríco”, tese de concurso para livre-docência de Clínica Médica, em 1927; “Nova Técnica para o cálculo da infestação pelos ancilostomídeos por meio da contagem dos ovos”, tese de concurso para Medicina Tropical, em 1928; “Contribuição ao estudo da biologia do S. stercoralis”, tese de concurso para a cátedra de Doenças Tropicais e Infecciosas, em 1930; “Do micetoma pedis no Brasil”, tese de concurso para a cátedra de Deonças Tropicais e Infecciosas”, em 1930; “Lições de Clínica Tropical, 1ª série”, “Liçoes de Clínica Tropical, 3ª série”, “Lições de Clínica Tropical, 4ª série” e “ Lições de Medicina Tropical, 5ª série”, vindas ao lume em 1934.
No âmbito de ensino secundário, foi catedrático de francês do Ginásio da Bahia, onde defendeu, emfestejado concurso, a tese “Formas divergentes da língua francesa”, no ano de 1922.
O Prof. Heitor Práguer Fróes abriu mão dos direitos autorais de suas “Lições de Medicina Tropical”, em benefício do futuro Hospital das Clínicas.
“Quem escreve um livro e o revê e publica – disse ele – passa pelo paraíso e pelo inferno: Pelo paraíso, quando compõe; pelo purgatório, quando retoca; pelo inferno, quando imprime. Pelo paraíso, quando compõe, porque nada é mais agradável do que criar; pelo purgatório, quando retoca, porque nada é tão fastidioso quanto modificar; pelo inferno, quando imprime, porque nada é mais enervante que estar interminavelmente a corrigir” (2)
E acrescenta: “Três grandes inimigos possui o escritor: o tipógrafo, o editor e o público. O primeiro, exaspera; indígna o segundo; decepciona o terceiro” (Ibidem).
Faleceu em 25 de outubro de 1987.
 
               
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário