quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VIRGÍLIO CLÍMACO DAMÁSIO





VIRGÍLIO CLÍMACO DAMÁSIO
 

Nasceu em Itaparica, no dia 21 de janeiro de 1838. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1854, tendo por ela colado o grau de doutor em Medicina, em 1859.
Dentre seus colegas de turma, destacamos Domingos Carlos da Silva e Joaquim Augusto Muniz Barreto. O primeiro, foi Professor catedrático de Patologia Externa, foi o memorialista de 1874 e participou ativamente da Guerra do Paraguai. O segundo, foi o único estudante de medicina que mereceu elogio do Imperador, quando da visita imperial à Bahia, em 1859 (6).
A tese inaugural de Virgílio Damásio versou sobre o emprego terapêutico da eletricidade, e do galvanismo.
Em 1862, foi Opositor, por concurso, da Seção de Ciências Acessórias. Em 1876, Lente, por concurso, de Química e Mineralogia. Em 1882 requereu, e obteve, sua transferência para a cadeira de Medicina Legal.
Em 1883 a 1885, realizou viagem de estudos à Europa. Em seu regresso, apresentou valioso relatório sobre a organização do ensino médico nas principais Faculdades de Medicina da Europa, sobretudo da Alemanha. “Uma das causas, diz ele, da solidez e perdurabilidade do sistema universitário alemão, e que é um dos estímulos poderosos de sua uberdade científica, é a sua franca, mas bem entendida liberdade de aprender e ensinar, a sua “Lern und Lehrfreiheit” .
Na vida político-partidária, teve atuação de relevo. Foi o primeiro Governador da Bahia, embora tenha exercido o cargo por cinco dias; membro da Assembléia Constituinte Nacional e Senador Federal (cargo que exerceu durante 18 anos).
Ao Conselheiro Virgílio Damásio coube a glória de dar nova e fecunda orientação aos estudos da Medicina Legal em nosso meio. Suas diretrizes no ensino exerceram bastante influência sobre os eminentes professores Nina Rodrigues e Oscar Freire. Os nomes desses três cientistas constituem um dos maiores motivos de justo orgulho para a Medicina Legal brasileira do passado. Republicano histórico,dirigiu (embora por pouco tempo) com reconhecido espírito progressista os destinos da sua terra numa fase política decisiva. Parlamentar indefesso da mesma forma sempre se mostrou, em servir à Pátria e à liberdade. O fato seguinte, narrado em palestra pelo ilustre Desembargador João Sales Moniz, é um atestado de bravura do notável mestre: Silva Jardim, na sua propaganda republicana, ao desembarcar nesta Cidade do Salvador, foi obrigado, pelas autoridades, a subir a antiga ladeira do Taboão(atual Silva Jardim) para chegar à Cidade Alta. Ao passar pela referida rua houve uma agressão, sendo feridas várias pessoas, inclusive o Cons. Virgílio Damásio, que, com o próprio sangue, escreveu um cartão de protesto ao então Presidente da Província” (5).
O grande brasileiro faleceu em 21 de novembro de 1913, deixando seu nome gravado na História da Bahia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário