sábado, 29 de setembro de 2012

TEODORO SAMPAIO



 TEODORO SAMPAIO
 
 
 
 

Teodoro Fernandes Sampaio, engenheiro geográfo, escritor e historiador brasileiro, nasceu em 7 de janeiro de 1855, no Engenho Canabrava, sendo seus pais o padre Manuel Fernandes Sampaio e a escrava Domingas da Paixão do Carmo.
Em 1855, o Engenho Canabrava estava localizado no município de Santo Amaro da Purificação. Hoje faz parte do município de Teodoro Sampaio.
Estudou as primeiras letras no colégio do professor José Joaquim Passos, em sua terra natal.
Em 1864, seu pai o levou para São Paulo. Depois, para o Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio São Salvador e ingressou no curso de Engenharia do Colégio Central.
Ainda estudante, lecionou nos Colégios São Salvador e Abílio (dirigido pelo médico e educador baiano Abílio Borges, Barão de Macaúbas). Na mesma época, foi desenhista do Museu Nacional.
Em 1877, ano em que concluiu o curso de engenharia, regressou para Santo Amaro.
Em 1878, comprou a alforria do irmão Ezequiel. Em 1882, a do irmão Marinho e, em 1884, a do irmão Matias.
Teodoro Sampaio, por ser filho de branco, nunca foi escravo.
Em 1879 integrou a “Comissão Hidráulica”, nomeada pelo Imperador D. Pedro II. Foi o único brasileiro da comissão: os outros membros eram norte americanos.
Em 1882, realizou o prolongamento da linha férea de Salvador ao São Francisco.
No ano seguinte foi nomeado engenheiro chefe da Comissão de Desobstrução do Rio São Francisco.  Ainda em 1883, integrou a comissão que realizou o levantamento geográfico do Estado de São Paulo.
Daí por diante exerceu vários cargos importantes: engenheiro-chefe da Companhia Cantareira, engenheiro-chefe do saneamento do Estado de São Paulo, diretor do saneamento de São Paulo,  fundador da Escola Politécnica de São Paulo e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Fez parte do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (do qual foi presidente) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e presidiu o V Congresso Brasileiro de Geografia.
É considerado um dos maiores pensadores do Brasil.
De sua bibliografia, vasta e erudita, constam obras de geografia e história, notadamente sobre as bandeiras paulistas e sua contribução na formação do território nacional. De grande importância são a sua percepção sobre a cultura indígena, seus estudos sobre os rios brasileiros, as pinturas rupestes em sítios arqueológicos nacionais, a língua tupi na geografia do Brasil, e suas pesquisas geológicas.
Participou da expedição de Orville Derby ao vale do rio São Francisco e de outras numerosas expedições geológicas.
Foi amigo e colaborador de Euclides da Cunha, a quem repassou conhecimentos sobre o sertão baiano, durante a elaboração do  livro “Os Sertões”.
Suas obras mais importantes são:
O rio São Francisco e a chapada Diamantina (1906)
O Tupi na geografia nacional (1901)
Atlas dos Estados Unidos do Brasil (1908)
Dicionário histórico, geográfico e etnográfico do Brasil (1922)
História da Fundação da Cidade do Salvador (póstumo).
Teodoro Sampaio faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1937.
 
RUA TEODORO SAMPAIO - SÃO PAULO,SP.
ENTRADA DA CIDADE DE TEODORO SAMPAIO, BAHIA

Um comentário:

  1. Fazendo uma pesquisa sobre a vida de Theodoro Sampaio na cidade de Teodoro Sampaio, tomei conhecimento que Dr.Theodoro era filho de um Costa Pinto com a escrava Domingas. Como o Costa Pinto não aceitava nem reconheceu o menino, a escrava entregou ao padre que o educou e lhe deu o seu nome.

    ResponderExcluir