quinta-feira, 20 de setembro de 2012

OTÁVIO MANGABEIRA



OTÁVIO MANGABEIRA







Otávio Mangabeira,  professor da Escola Politécnica da Bahia, político de grande prestígio e festejado tribuno, nasceu em Salvador, no dia 27 de agosto de 1886, sendo seus pais Francisco Cavalcanti Mangabeira e Augusta Mangabeira.
Fez os preparatórios na cidade do Salvador e em 1905, foi pela Escola Politecnica da Bahia.
Em 1908, foi eleito Vereador da capital, iniciando assim uma longa e brilhante carreira política que lhe rendeu dois exílios.
Em 1912, foi eleito deputado federal e em 1926, no governo de Washington Luiz, foi Ministro do Exterior.
 
Em 1930, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras mas, no mesmo ano, com a revolução liderada por Getúlio Vargas, foi afastado do Ministério, preso e exilado, na Europa.
 
Retornou ao Brasil em 1934, quando foi anistiado. Conquistou então uma vaga na Câmara Federal.
Ainda em 1934, assumiu sua cadeira na Academia Brasileira de Letras,  para a qual havia sido eleito em 1930, pouco antes de ser afastado do Ministério do Exterior.
 
Em março de 1938,  na vigência do chamado “Estado Novo”, foi novamente preso e condenado pelon Tribunal de Segurança Nacional. Solto em agosto, foi obrigado novamente a se exilar na Europa e nos Estados Unidos, onde permaneceu por vários anos.
Em abril de 1945, novamente anistiado, retornou ao Brasil. No ano seguinte voltou à Câmara Federal, como deputado constituinte.
Em 1947, elegeu-se governador da Bahia, cargo que exerceu com excepcional brilho, até janeiro de 1951.
Para o seu secretariado, convocou   pessoas as mais representativas da inteligência baiana,  tais como  Anísio Teixeira (Secretário de Educação), Albérico Fraga (Secretário do Interior e Justiça), Nestor Duarte (Secretário da Agricultura), Dantas Júnior e Ives de Oliveira, dentre outros.
Durante o seu governo foi construido e inaugurado o Forum Ruy Barbosa (sede do Tribunal de Justiça do Estado).
Como governador, presidiu as comemorações do centenário de Ruy Babosa, ocasião em os restos mortais do grande tribuno foram trasladados para a Bahia, numa cripta em seu andar térreo.
Tambem em seu governo foram realizadas as comemorações do quarto centenário da Cidade do Salvador, com um desfile cívico que ficou marcado nos anais da capital baiana.
Em 1955, meses após o suicídio de Getúlio Vargas, retornou à Câmara Federal e em 1959, elegeu-se Senador pelo estado da Bahia..
Faleceu no Rio de Janeiro, durante o mandato de Senador, no dia 29 de novembro de 1960.
Poucos brasileiros o igualaram na defesa dos ideais democráticos.
 
 
=====================================================
ENTRE NO GOOGLE, DIGITE "MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE
SERGIPE" E TENHA ACESSO A CENTENAS DE BIOGRAFIAS.
 
 SER
 
 
 
====

Nenhum comentário:

Postar um comentário