quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MILTON SANTOS


MILTON SANTOS

 

Milton Almeida dos Santos, mais conhecido como Milton Santos, geógrafo de renome internacional, nasceu em Brotas de Macaúbas, no dia 3 de maio de 1926.
Ainda criança, migrou para outras cidades do interior baiano, tais como Ubaita e Alcobaça, antes de se fixar em Salvador.
Foi alfabetinzado em Alcobaça, onde aprendeu a lingua francesa.
Aos 13 anos de idade era professor particular de matemática no ginásio onde estudava, o Instituto Baiano de Ensino.
Aos 15 anos, lecionou geografia e, aos 18, prestou vestibular para a Faculdade de Direito da Bahia.
Como estudante secundário e universitário, foi líder de grande prestígio.
Formado em direito, prestou concurso para professor catedrático de geografia no Colégio Municipal de Ilheus, onde, a além de professor, foi jornalista e grande amigo dos políticos locais.
Em Ilhéus publicou “Zona do Cacau”, livro posteriormente incluído na Coleção Brasiliana.
Em 1958, concluiu o doutorado na Universidade de Strasburgo, na França.
Ao regressar para a Bahia, criou o Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais e desenvolveu intensa atividade jornalística e política em Salvador.
Em 1961 foi nomeado pelo presidente Jânio Quadros para a subchefia do Gabinete Civil da Presidência da República, ocasião em que viajou para Cuba com a comitiva presidencial.
Em virtude de suas atividades políticas, cumpriu seis meses de prisão domiciliar, após o que foi exilado para Toulouse, na França.
De Toulouse emigrou para Bordeaux, fixando-se finalmente em Paris, onde foi diretor de pesquisa e planejamento urbano e professor da  Sorbone.
Permaneceu em Paris até 1971, quando se mudou para o Canadá e, depois, para os Estados Unidos. No Canadá, trabalhou na Universidade de Toronto. Nos Estados Unidos, para onde foi a convite, foi pesquisador no Massachusetts Institute of Techonology (o famoso MIT) e trabalhou com Noam Chommsky.
Durante sua permanência no MIT, realizou sua grande obra “O Espaço Dividido”.
Dos Estados Unidos passou para a Venezuela, onde foi diretor de pesquisa sobre planejamento da urbanização  do país para um programa da Orgnização das Nações Unidas (ONU).
Depois, foi para o Peru, onde foi contratado pela Faculdade de Engenharia de Lima e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), para elaborar um trabalho sobre a probresa urbana na América Latina.
Concluídas suas atividades no Peru, foi convidado para ensinar no University College de Londres, o que não possível, porque lhe impuseram dificuldades raciais.
Regressou para Paris e ali foi chamado para a Venezuela, onde lecionou na Faculdade de Economia da Universidade Central.
Da Venezuela foi para Tanzânia, onde demorou dois anos e organizou a pós-graduação em Geografia da Universidade de Dar es Salaam.
Dois anos depois, passou pela Universidade de Colúmbia, em Nova York.
Convidado para lecionar na Universidade de Campinas, regressou para o Brasil.
Ensinou, também na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Católica de Salvador  e na Universidade de São Paulo.
Milton Santos é Doutor Honoris causa das seguintes universidades:
Universidade de Toulouse, França, 1980
Universidade de Brasília,Brasília, 1999
 
.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário