segunda-feira, 17 de setembro de 2012

JOSÉ SILVEIRA




JOSÉ SILVEIRA


*

Nasceu em 3 de novembro de 1904, em Santo Amaro da Purificação, sendo seus pais o engenheiro agrônomo João Silveira e Maria
Blandina Loureiro Silveira.
Com a morte da mãe, passou a residir em Feira de Santana e, pouco depois, em Santo Amaro da Purificação.
Em Santo Amaro fez os cursos primário e secundário e em Salvador realizou os preparatórios.
Em 1922 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi laureado em 1927.
Um ano após a conclusão do curso médico, defendeu tese de doutoramento, intitulada “Radiografia da descendente”. No mesmo ano, ingressou no corpo docente da Faculdade de Medicina da Bahia, na qualidade de assistente do Prof. Prado Valadares.
A tese de doutoramento repercutiu nos meios científicos, motivo pelo qual foi convidado, em 1930, para realizar estudos complementares na Alemanha e Suíça.
Na Europa especializou-se em radiologia e tisiologia.
De regresso ao Brasil, tornou-se um tisiologista famoso e desfraldou a bandeira da luta contra a tuberculose.
Em 1936, voltou à Alemanha, a convite do Instituto Ludolf Brauer, a fim de realizar conferências.
Inspirado no Prof. Brauer, regressou para Salvador onde criou, em 21 de fevereiro de 1937, o IBIT (Instituto Brasileiro de Investigação da Tuberculose).
Ao IBIT Silveira dedicou sua vida.
Os primeiros anos do IBIT foram anos de intenso trabalho, pesquisa e publicações, o que tornou a instituição uma entidade conhecida em todo o país.
Em 1944, o IBIT inaugurou sua sede, localizada no bairro da Federação, em Salvador.
A partir de então, José Silveira passou a ser considerado um cientista de renome internacional e pesquisador de grande conceito.
“Sem a pesquisa não há ciência; sem ciência, não há estudo; sem estudo não há ensino, nem prática confiável”, dizia ele.
Em 1950, passou, por concurso de provas e títulos, a Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Logo em seguida, assumiu a cátedra de Tisiopneumologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da Escola de Enfermagem da UFBa.
O IBIT foi o início de uma série de empreendimentos. O Hospital do Tórax, também criado pelo Prof. José Silveira, passou a ser chamado Hospital Santo Antônio. Outras instituições foram aglutinadas formando, a partir de 1998, a Fundação José Silveira.
A Fundação, financiada pela iniciativa privada, mantém o IBIT, o Hospital Santo Antônio, o Laboratório José Silveira, o Instituto de Reabilitação, o Centro de Saúde Ocupacional, o Núcleo de Toxicologia e outras instituições.
Apesar de seu envolvimento com a cultura européia, Silveira fazia questão de afirmar que era “visceralmente baiano”, motivo pelo qual recusou repetidos convites para trabalhar no Rio de Janeiro e na Alemanha.
Honrado por numerosas instituições nacionais e internacionais, membro de várias sociedades científicas e culturais, autor de produções científicas e literárias, renomado conferencista, José Silveira avulta como uma figura de imensa projeção na galeria dos grande médicos brasileiros.
Faleceu em Salvador, em 03 de abril de 200.
Seus restos mortais, e os da sua esposa, d. Ivone, repousam na igreja matriz de Santo Amaro da Purificação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário