quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JOSÉ MARCELINO DE SOUZA


JOSÉ MARCELINO DE SOUZA




 

José Marcelino de Souza nasceu no dia 15 de outubro de 1848, em São Felipe.
Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, no ano de 1870.
No ano seguinte foi nomeado Promotor da comarca de Itapicuru, e depois da comarca de Nazaré (onde assumiu, em 1873, as funções de juiz).
Foi eleito senador estadual no ano de 1891, logo após a proclamação da República.
Depois, foi eleito governador do Estado.
Sua administração foi marcada pelo conflito com o Poder Judiciário, fato ocorrido em decorrência da negativa de seu chefe de Polícia, Aurelino Leal, em cumprir um habeus corpus concedido pelo Tribunal de Justiça.
Em 13 de outubro de 1905, sofreu um atentado provocado, segundo alguns, pelo senador estadual José de Aquino Tanajura,  que negou veementemente ter praticado tal desatino.
Tomou um empréstimo da ordem de um milão de libras esterlinas, conseguindo assim regularizar a folha dos funcionários do Estado, então com oito meses de atraso.
Construiu 78 quilômetros de vias férreas, estadualizou a estrada de ferro de Nazaré, comprou a companhia Navegação Baiana e desenvolveu a navegação fluvial.
Estadualizou, em 1904, a Imperial Escola Agrícola da Bahia, criada em 1875 pelo Imperador Pedro II (hoje Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia), transformando-a em um Instituto Agrícola, com um curso para instrução de fazendeiros, agricultores e criadores, um curso para trabalhadores rurais, uma estação agronômica e um posto zootécnico.
Para o referido Instituto Agrícola trouxe da Europa Léo Zehntner, que acabara de realizar estudos sobre culturas tropicais em Java, na Indonésia.
José Marcelino não concluiu seu mandato. Antes do término, viajou para o Rio de Janeiro, deixando o governo da Bahia nas mãos do cônego José Cupertino de Lacerda, então presidente do Senado Estadual, e seu substituto legal.
Foi eleito Senador e, no exercício do cargo de Senador, faleceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de abril de 1917.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário