sábado, 15 de setembro de 2012

IRMÃ DULCE




IRMÃ DULCE





Mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, sendo seus pais Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes.
Desde criança, demonstrou forte inclinação para a vida religiosa. Aos 13 anos de idade, começou a ajudar mendigos, doentes e necessitados. Nessa época tentou ingressar no Convento de Santa Clara do Desterro, em Salvador, mas foi recusada.
Em seu mister de ajudar os pobres e doentes foi, pouco a pouco, transformando sua residência em um centro de atendimento médico-social.
Em 1932, concluiu o curso normal, e recebeu o diplomada professora primária.
No ano seguinte, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, antiga capital de Sergipe.
Em 15 de agosto de 1934, após seis meses de noviciado, fez os votos e tomou o hábito de freira, recebendo o nome de Irmã Dulce (em homenagem à sua mãe).
Regressando para Salvador, ensinou em um colégio mantido pela Congregação, na Cidade Baixa, e, ao mesmo tempo, intensificou a assistência  aos doentes e desvalidos. 
Em 1936, com 22 anos de idade, funou, com Frei Hildebrando Kruthaup, a UNIÃO OPERÁRIA SÃO FRANCISCO,  instituição pioneira do movimento cristão operário da Bahia.
Em 1937, fundou o CÍRCULO OPERÁRIO DA BAHIA, sustentado pela renda de 3 cinemas que fundou com o Frei Hildebrando, graças as doações de vários colaboradores e simpatizantes.
Em 1939, criou o Colégio Santo Antônio, para os operários e seus filhos.
Ainda em 1939, recolheu os doentes pobres espalhados pelas ruas da cidade, invadiu 5 casas e nelas instalou um centro de atendimento aos desvalidos.
Expulsa das casas que invadiu,  peregrinou por vários bairros de Salvador até se fixar em um galinheiro do Convento de Santo Antônio, local que mais tarde se transformou no Hospital Santo Antônio.
O Hospital foi, ao correr dos anos, se transformando em um complexo assistencial de grande porte, hoje conhecido como OBRAS SOCIAIS DE IRMÃ DULCE.
Doente, portadora de grave pneumopatia, Irmã Dulce construiu e manteve uma obra social considerada a maior do Estado da Bahia.
Em 1988, foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz, pelo Presidente José Sarney, com apoio da rainha Sílvia da Suécia..
O processo de beatificação de Irmã Dulce está tramitando na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.
O Hospital Santo Antônio tem, em varias enfermarias,  700 leitos, além de um Ambulatório com capacidade para 200 atendimentos/dia. Dispõe de setores especializaodos para atendimento em diversas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica e serviços de atendimento a alcoolatras e deficientes físicos.
As Obras Sociais de Irmã Dulce possui um Centro Educacional, com 300 crianças, um Centro Profisionalizante e uma Escola de Ofícios que promove atividades culturais e recreativas.
A Irmã Dulce dos Pobres morreu aos setenta e sete anos, do dia 13 de março de 1992.
Seus restos mortais estão depositados no Memorial de Irmã Dulce, no Hospital Santo Antônio, na cidade do Salvador.
 
 
 
 
 
 
                                                  http://www.google.com.br/search?NUM=10hl

=========================================================================

VISITE O BLOG "MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E SERGIPE"
800 BIOGRAFIAS DE MÉDICOS QUE VIVERAM DE 1808 AO MOMENTO PRESENTE,
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário