terça-feira, 18 de setembro de 2012

ERNESTO SIMÕES FILHO



 
 
 
 
 
ERNESTO SIMÕES FILHO

 

Ernesto Simões da Silva Freitas Filho, mais conhecido como Simões Filho, nasceu em Cachoeira no dia 4 de outubro de 1886, sendo seus pais Ernesto Simões da Silva Freitas e Maria Emília Rosa da Silva Freitas.
Político, jornalista e empresário de sucesso,  ocupou vários  cargos de projeção.
Era um jornalista nato. Bem jovem, aos 14 anos de idade, fundou seu primeiro jornal, o “O Carrasco”.
Em 1904, com apenas 18 anos,  criou um periódico de caráter humorístico e satírico, denominado “O Papão”.
Em 1907, formou-se pela Faculdade Livre de Direito da Bahia.
Cinco anos depois,  em 15 de outubro de 1912, fundou  “A TARDE”, jornal diário, de grande prestígio e expressiva tiragem, que está completando um século de fecunda existência.
Como político, foi partidário de José Joaquim Seabra e de Otávio Mangabeira, dois homens públicos que governaram a Bahia em épocas diferentes.
Em 1924, foi eleito deputado federal, ocasião em que deixou a direção de “A TARDE” e transferiu-se para o Rio de Janeiro.
Reeleito, ocupou a liderança da maioria do Congresso Nacional mas, em consequência de sua oposição ao golpe político de 1930, foi forçado a exilar-se na Europa.
Em fevereiro de 1932, dsepois de breve permanência no  Brasil, teve de regressar  para o exílio.
No ano seguinte, com a derrota do movimento revolucionário constitucionalista, voltou à terra natal, ocasião em que combateu a interventoria de Juracy Magalhães.
Em 1951, em consequência das articulações políticas que conduziram Getúlio Vargas à presidência da República,   foi nomeado para o Ministério da Educação e Saúde.
Permaneceu no Ministério até junho de 1953. Em sua administração foi criada a Coodenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), de tão relevantes serviços prestados ao Brasil.
Em 1959, em um ato de isenção e civismo, aliou-se a Juracy Magalhães, superando uma rivalidade de quase trinta anos.
Político de grande prestígio, jornalista competente e combativo, é Ernesto Simões Filho um dos filhos  ilustres da Bahia. Em sua homenagem um município baiano, situado a poucos kilômetros da capital, recebeu o nome de Simões Filho.
Faleceu em 24 de novembro de 1957.
Em 1997, o escritor e jornalista Walfrido Morais publicou o livro "Simões Filho, o Joranalista de Combate e o Tribuno das Multidões".
 
 
 
 
 
 
 
ABRA O GOOGLE, DIGITE "MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE" E TENHA
ACEESSO A CENTENAS DE BIOGRAFIAS.
AUMENTE SEUS CONHECIMENTOS
                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário