terça-feira, 18 de setembro de 2012

D. CANÔ




D. CANÔ E SEUS FILHOS CAETANO VELOSO
 E MARIA BEATHÂNIA
hhttps://www.google.coj.br/seach??num=10&h


 
 
 
Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como D. Canô, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 16 de setembro de 1907.
 
É mãe de seis filhos, dentre os quais, os cantores Caetano Veloso e Maria Betânia, e apoetisa Mabel Veloso.
 
Seu esposo, José Teles Veloso, conhecido como Seu Zeca, faleceu em 13 de dezembro de 1983.
Mulher de grande prestígio em sua cidade natal,  tem sua vida publicada no livro “Canô Veloso, lembranças do Saber Viver”, de autoria de Antônio Guerreiro de Freitas e  Arthur Assis Gonçalves da Silva.
D. Canô é´cantora e autora de cantos religiosos.
Dentre as atividades desenvolvidas por esta extraordinária mulher, destacamos a organização das festas religiosas da cidade, e dos eventos ligados às  tradições do povo baiano.
A revista CARAS, registrando o  natalício de d. Canô, publicou a seguinte reportagem:
“Uma grande festa marcou as comemorações do aversário de dona Canô, dia 16, agitando Santo Amaro da Purificação, a 78 km de Salvador. Elegante em seu tradicional vestido branco de shantung de seda e bordado pelas hábeis costureiras da cidade , a matriarca da família Veloso esbanjou bom humor ao acordar cedinho para o farto café da manhã. "Parece até que eu estou vestida de noiva com esta roupa tão caprichada", brincou ela, antes de deixar a casa onde mora há seis décadas e seguir para a tradicional missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação com seus queridos herdeiros, Caetano Veloso (67), Maria Bethânia (63), Nicinha (83), Clara Maria (77), Mabel (75), Rodrigo (74), Roberto (72) e Irene (55).
Na igreja, repleta de amigos e parentes, d. Canô era a imagem da alegria. "Felicidade é uma coisa que a gente decide, e eu a escolhi para viver com esta família maravilhosa. Hoje não peço nada a Deus, só faço agradecer tudo isso", disse ela. "Viver este momento com mãe Canô é uma misericórdia de Deus e nada me deixa mais feliz", elogiou Bethânia. "Minha mãe me faz feliz com este jeito de ser. Eu gosto de comemorar sua felicidade", afirmou Caetano, que também teve a companhia da ex-mulher Paula Lavigne (40) e dos filhos deles, Zeca (17) e Tom (12).
A celebração na matriz contou ainda com a participação emocionada de Alcione (61), amiga do clã e que ficou hospedada na casa da aniversariante. "Eu quero festejar cantando com esta família tão maravilhosa", disse, após entoar sua poderosa voz no final da missa. Terminada a cerimônia, uma multidão ocupou varandas e corredores da residência dos Veloso, onde foi oferecido bufê de comidas baianas, preparado de véspera com o animado ritual do corte do quiabo, uma tradição nos banquetes da região e que teve justamente dona Canô no comando de tudo.”
Eliane Curvelo, Turismóloga de Salvador, publicou em seu blog, o segunte depoimento:
"Tive o privilégio de conhecer duas pessoas nessa vida: Irmã Dulce e d. Canô. Porque falo das duas? Porque as duas me deram a mesma sensação: de estar falando com uma Divindade! Irmã Dulce já se foi, mas deixou uma obra que é o registro da sua vida: amor e doação. D. Canô, completou dia 16 de setembro de 2010, 103 anos."
Neste ano de 2012,  d. Canô completou 105 anos, mais de um século de grande amor à sua terra e sua gente.
 
 
 
 
                                                                    
 
                          
 
ENTRE NO GLOOGE E DIGITE "MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E DE SERGIPE" E TENHA ACESSO A CENTENAS DE BIOGRAFIAS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário