domingo, 30 de setembro de 2012

COSME DE FARIA, O ADVOGADO DOS POBRES


COSME DE FARIAS






Cosme de Farias, rábula e político brasileiro, nasceu no subúrbio de São Thomé de Paripe, em Salvador, no dia 2 de abril de 1875.
Autodidata, contando apenas com instrução primária, tornou-se  advogado provisionado e defendeu milhares de pessoas pobres, no foro de Salvador.
Lutou contra o analfabetismo e a defendeu, durante uma longa vida, nobres ideais democráticos.
Em 1915 fundou a “Liga Baiana contra o Analfabetismo”, entidade que funcionou até alguns anos depois de sua morte. Publicou panfletos, artigos e cartilhas, fundou e manteve numerosas escolas, em Salvador e outras cidades baianas.
Em 1909 foi patenteado “Major” pela Guarda Nacional, antiga instituição que teve origem no Império e perdurou até os  primeiros anos da República.
Apesar de sua educação rudimentar,  advogou com eficiência, fazendo-se respeitar por leigos e cultos. Por esse motivo era conhecido como “advogado dos pobres”.
 
Seu escritório de advocacia, segundo Jorge Amado, era uma pequena porta de uma oficina de um remendão de sapatos, sem dpuvida o mais movimentado do Brasil.
Retirou das ruas de Salvador loucos desvalidos e abandonadas, aos quais deu assistência jurídica, carinho e abrigo.
Durante muito tempo manteve uma coluna nos jornais da capital onde fazia comentários e críticas, pregava contra o analfabetismo e divulgava idéias. A jornalista Mônica Celestino, sob o título “O jornalista Cosme de Farias”, publicou interessante trabalho sobre o assunto.
Ingressou na carreira política, foi eleito deputado estadual, em várias legislaturas.
Foi vereador por diversos mandatos. A Câmara Municipal de Salvador deu ao seu plenário o nome de “Cosme de Farias”.
O nome “Cosme de Farias” é uma alusão ao bairro em que ele viveu. Alí existe uma praça, um busto e um logradouro com o seu nome.
Jorge Amado ao escrever “Tenda dos Milagres”, criou o personagem “Damião de Souza”, inspirado em Cosme de Farias.
Ronaldo Jacobina, médico e professor universitário de renome, publicou uma pesquisa sobre “Cosme de Farias e o Manicômio Estadual da Bahia”. Por mais de meio século foram internados no Hospício de São João de Deus, por interveniência de Cosme de Farias, centenas de alienados “indigentes”. Em menos de um ano, o  A. computou mais de quarenta deles.
Utilizando habeus corpus e outros recursos jurídicos, defendeu os desprotegidos, lutou contra a injustiça e pregou o Bem, a Paz, e a Justiça.
Cosme de Farias faleceu aos 97 anos de idade, vítima de trombose venosa, em pleno exercício do mandato de deputado estadual.
Na época, era o parlamentar mais idoso do mundo.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário