sábado, 29 de setembro de 2012

ANDRÉ REBOUÇAS





ANDRÉ REBOUÇAS







Além de Teodoro Sampaio três engenheiros baianos, descendentes de escravos, realizaram obras importantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná: são os irmãos André, Antônio e José Rebouças. Os irmãos Rebouças são responsáveis por estudos e construção de obras urbanas, rodiviárias e ferroviárias nos referidos estados, pelo que  são homenageados com nomes de ruas, túneis e cidades.
O principal deles, André Rebouças, nasceu em Cachoeira, no dia 13 de janeiro de 1838, sendo seus pais Antônio Pereira Rebouças (filho de uma escrava alforriada) e Carolina Pinto Rebouças.
Em 1842 mudou-se para o Rio de Janeiro, quando foi acometido de varíola.
Em 1854 entrou, com o irmão Antônio, no curso de engenharia da Escola Militar. Recebeu o diploma no final de 1858 e, dois anos depois, foi promovido a primeiro tenente.
Formado embarcou,  com o irmão Antônio, para a Europa em viagem de estudos.
De regresso ao Brasil, André foi nomeado inspetor das fortalezes do exército  e  fixou  residência em Santa Catarina.
Em 1864, aceitoua uma comissão para estudar a remodelação do porto do Maranhão.
Regressando ao Rio de Janeiro, tornou-se formoso por ter solucionado o problema do abastecimento de água, utilizando mananciais fora da cidade.
No ano seguinte, alistou-se como voluntário e seguiu para a guerra do Paraguai. Participou do cerco de Uruguaiana, fez amizade com o Conde D´Eu, que acompanhava D. Pedro II em visita ao campo de batalha.
Durante o conflito, lutou em Passo da Pátria e Tuití e contribuiu,  como engeneiro militar,inventando uma espécie de torpedo, utilizado com sucesso pelo exército brasileiro.
Contraiu novamente a varíola, motivo pelo qual foi afastado das operações militares.
De regresso ao Rio de Janeiro, foi nomeado inspetor das alfândegas da capital do Império.
Em 1872, viajou mais uma vez para a Europa, onde se dedicou a obter ajuda para Carlos Gomes, que acabara de compor a Fosca. Em seguida foi a Nova Iorque, onde foi sofreu forte preconceito racial.
Voltando ao Rio, tornou-se amigo de Machado de Assis, publicou artigos nos jornais sobre assuntos variadosne tornou-se abulicionista famoso.
Proclamada a República, André Rebouças acompanhou o Imperador em seu exílio.
Com a morte de D. Pedro II, André Rebouças apresentou grave distúrbio emocional e embarcou para a Afrícia, estabelecendo-se em Funchal, na Ilha da Madeira.
No dia 9 de maio de 1898, “seu corpo é encontrado estendido no mar, ao pé de uma rocha, bem em frente ao lugar em que morava. Teria sido suicídio?
                                                         

                                                          
 
 

 O PAI E OS DOIS FILHOS:
ANDRÉ E ANTÔNIO
REBOUÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário